Em derrota para o governo, Senado rejeita Nome escolhido por Lula para comando da DPU
O Senado rejeitou, nesta quarta-feira (25), a indicação do defensor público Igor Roberto Albuquerque Roque para o comando da Defensoria Pública da União (DPU). O nome foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chegou a ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi reprovado pela maioria dos senadores no plenário, com 38 votos contrários e 35 a favor. Para a aprovação, eram necessários ao menos 41 votos favoráveis.
A rejeição ocorreu depois de senadores da oposição afirmarem que Roque defende pautas polêmicas, como a descriminalização do aborto. O defensor público nega que defenda essas pautas e afirma que foi vítima de uma “campanha de desinformação”.
Igor Roque é ex-presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef) e ficou em segundo lugar na lista tríplice elaborada pelo órgão para assumir o cargo. Ele ficou conhecido nacionalmente por atuar na defesa de Danilo Marques, um dos presos da Operação Spoofing, mais conhecida como Vaza Jato, em 2019.
Com a rejeição de Roque, o presidente Lula terá que escolher um novo candidato ao cargo de defensor público-geral da União.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Ultimas notícias
‘ACM Neto é candidatíssimo a governador da Bahia’, diz Cacá Leão
14/05/2025 15:00Prefeitura inicia construção de Cras modelo em Brotas e entrega contenção de encosta na região
14/05/2025 14:00Prefeitura inicia construção de Cras modelo em Brotas e entrega contenção de encosta na região
14/05/2025 14:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos