11 de Agosto de 2025

Haddad diz que reunião com secretário do Tesouro dos EUA foi desmarcada e aponta responsáveis

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta segunda-feira (11) que a reunião virtual marcada com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi desmarcada oficialmente por “falta de agenda”. Segundo Haddad, sua equipe tentou remarcar o encontro, que tinha como objetivo discutir a negociação sobre as tarifas impostas aos produtos brasileiros que entram nos EUA.

“A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca agiram junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na 4ª feira foi desmarcada”, afirmou Haddad em entrevista à GloboNews. “Então, nós estamos nesse momento nessa situação, informaram por e-mail. Está tudo registrado, são documentos oficiais.”

O ministro disse que o caso do Brasil difere do de outros países e que há uma “força política que tem expressão na vida pública e que está fazendo uma espécie de antidiplomacia”.

Haddad anunciou ainda que apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda nesta segunda-feira, um pacote de medidas de auxílio para as empresas exportadoras, que foram impactadas pelas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos. “Duas mudanças envolvem o Fundo de Garantia para Exportações”, antecipou.

Sobre o cancelamento da reunião, Haddad citou declarações públicas recentes. “Recebemos essa informação dois dias depois do anúncio que fiz. Em que o Eduardo publicamente deu uma entrevista dizendo que iria procurar inibir esse tipo de contato entre esses dois governos. Depois dessa entrevista, que houve esse episódio. Não há como não relacionar uma coisa à outra. Não há coincidência”, declarou o ministro.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos