Guarda Municipal inicia curso de defesa pessoal para servidoras da Semob
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador iniciou, na tarde desta segunda-feira (21), um curso de defesa pessoal voltado para cerca de 80 mulheres que atuam como servidoras e motoristas da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A capacitação é gratuita e está sendo ministrada pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência da GCM, na sede da Semob, localizada no Caminho das Árvores.
As aulas são oferecidas ao longo desta semana e utilizam técnicas adaptadas de diversas artes marciais, como goshin jutsu, kickboxing, karatê e muay thai. O conteúdo é voltado à autodefesa e tem como foco ensinar formas seguras de proteção pessoal, especialmente em situações de risco no ambiente de trabalho e nas ruas.
Ao todo, serão formadas quatro turmas, com 20 participantes cada, compostas por servidoras da Semob e funcionárias das concessionárias do transporte público, como motoristas do sistema coletivo.
De acordo com o coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, a proposta é preparar as participantes para lidar com diferentes situações de perigo, reforçando que o objetivo não é ensinar a revidar, mas a se proteger.
"O foco é ensinar a autodefesa. Ensinamos, inclusive, que em alguns casos o mais seguro é recuar, correr. O curso traz orientações sobre como agir em situações de violência e quais ferramentas podem ser usadas", explicou o coordenador James Azevedo.
Nesta aula inaugural, James também destacou que a iniciativa faz parte de uma atuação mais ampla da Guarda em parceria com outras secretarias municipais. "A Guarda Civil está sempre articulada com outras secretarias para que mais mulheres da estrutura da Prefeitura possam se capacitar e aprender a se defender", completou.
Segundo ele, durante o curso também são apresentadas informações sobre os órgãos públicos aos quais as mulheres podem recorrer em busca de apoio.
Titular da Semob, Pablo Souza ressaltou que a ação faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas às mulheres no setor da mobilidade. "O objetivo é oferecer, ao longo da semana, um curso com noções básicas de defesa pessoal. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao público feminino, promovendo não apenas oportunidades de emprego e renda no setor de mobilidade, mas também garantindo mais segurança por meio dessa parceria com a Guarda Municipal", disse.
Aprendizado - Uma das participantes da aula inaugural foi Elenilda Barros, motorista do BRT. Para ela, o conteúdo pode fazer a diferença no dia a dia. "A defesa pessoal é muito importante, principalmente porque trabalhamos na rua e estamos mais expostas. Essas aulas nos ajudam a saber como agir em situações de risco. A gente já fica preparada para evitar ou se defender, se for necessário", contou.
Balanço - Completamente gratuita, a iniciativa é realizada há mais de uma década, remontando às origens da Guarda Civil Municipal. Até junho deste ano, 647 pessoas foram capacitadas pelo programa.
Entre janeiro e junho de 2025, foram realizadas 19 ações, que beneficiaram um total de 620 mulheres. As atividades são oferecidas tanto na sede da GCM, na Avenida San Martin, quanto em diferentes bairros da capital baiana, por meio de workshops, oficinas e palestras.
Foto: Otávio Santos/ Secom PMS
Ultimas notícias
Ozzy Osbourne, do Black Sabbath, morre aos 76 anos
22/07/2025 15:40Congresso fechado: cinco vezes em que o Legislativo foi silenciado à força no Brasil
22/07/2025 15:00Justiça manda prender Oruam; rapper vai responder por 7 crimes
22/07/2025 14:00Oposição se manifesta após Motta proibir sessões na Câmara
22/07/2025 13:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos