PF cumpre mandado na Câmara contra deputado; operação mira fraudes em licitações no CE
A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (8), mandado de busca e apreensão na Câmara dos Deputados, no âmbito de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa acusada de fraudes e desvio de recursos públicos no Ceará.
Um dos mandados está sendo cumprido no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE). Endereços ligados ao parlamentar em Brasília e no Ceará também são alvos de buscas, além de endereços de outros cinco investigados.
A investigação, que tramita sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), apura o desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares e fraudes a licitações envolvendo municípios cearenses.
Segundo as investigações, o grupo criminoso desviava dinheiro público por meio de fraudes em processos de licitação e contratos. Os valores de origem ilícita teriam sido usados para custear campanhas políticas no Ceará, nas eleições municipais do ano passado (entenda mais abaixo).
O g1 tenta contato com o deputado, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. O parlamentar também não se manifestou sobre o caso nas redes sociais.
Ao todo, a corporação cumpre 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. As ações estão sendo cumpridas em Brasília e em cinco municípios cearenses: Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.
Além dos mandados, o STF também autorizou a quebra de sigilo de celulares apreendidos e o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
O objetivo, segundo a PF, é interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar os recursos, caso seja determinada uma reparação.
A investigação contou com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).
Informações do G1 / Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
Programação cultural da Festa de Santa Dulce dos Pobres terá apresentações de forró, música religiosa e clássica
05/08/2025 11:30EUA chamam Moraes de violador dos direitos humanos e advertem STF
05/08/2025 09:30Eduardo Bolsonaro chama Moraes de “psicopata” e diz que prisão do pai fortalece a direita no Brasil
05/08/2025 09:00Congresso retoma atividades hoje pressionado por tarifas dos EUA e decisões de Moraes
05/08/2025 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos