2 de Julho mobiliza serviços públicos que garantem segurança e bem-estar do público durante a festa
Os primeiros baianos e turistas começaram a chegar ao Largo da Lapinha antes da alvorada, às 6h, para a celebração dos 202 anos de Independência do Brasil na Bahia, na manhã desta quarta-feira (2). Com a tradicional queima de fogos, encontro de autoridades e a alegria do povo nas ruas, a festa trouxe nesta edição o tema "Eu Sou o 2 de Julho". Na retaguarda do evento, diversos serviços públicos municipais foram montados para garantir segurança e bem-estar da população.
"Temos o povo na rua, num feriado que acontece no meio da semana, com um clima bom e que já observamos o grande movimento de pessoas já nas primeiras horas. Além disso, creio que o tema é algo que aproximou muito o público. 'Eu Sou o 2 de Julho' traz esse sentimento de pertencimento, saindo um pouco dos personagens históricos, para aproximar ainda mais a população. Além disso, decidimos vestir o Caboclo de branco, pedindo pela paz", afirmou o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro.
Segurança - O inspetor geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Silva, detalhou os preparativos para a data magna no estado. "Nossa organização teve início bem antes das pessoas chegarem. Garantimos a presença do efetivo durante o desfile cívico, sem perder o foco na segurança de todo o perímetro da festa, bem como da área restrita e o desfile das autoridades, num total de 150 agentes envolvidos em toda a operação, que envolve, inclusive, o apoio a outros órgãos".
O promotor de vendas Rafael Lima, 36 anos, destacou o reforço na segurança. Ela está de férias e aproveitou a data para levar a esposa e a filha para participar do 2 de Julho. "É muito importante que todos os agentes públicos estejam empenhados em garantir a segurança de uma festa tão linda. Já que a programação vai se estender por mais dias (até 13 de julho) é muito importante que a Guarda acompanhe e monitore esses eventos", afirmou.
Defesa Civil - Buscando garantir a segurança estrutural da festa da Independência, a Coordenadoria da Defesa Civil (Codesal) intensificou as ações de fiscalização e prevenção para megaeventos como este na cidade.
"É uma ação rotineira para prevenir incidentes em grandes festas, como o Carnaval, Réveillon e o 2 de Julho. São milhares de pessoas nas ruas e, por conta disso, temos um cuidado especial na fiscalização de fachadas, edificações, calçadas e afins, para evitar problemas no decorrer do desfile, como tropeços e sinistros mais graves durante a caminhada. São ações realizadas previamente, junto aos demais órgãos da Prefeitura, para que as devidas providências sejam tomadas. Outro exemplo é nosso Plano de Contingência para Altas Temperaturas em Grandes Eventos que, devido ao forte calor, foi acionado para garantir a presença de carros-pipa ao longo do percurso", destacou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal.
Mobilidade - Titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza explicou que, para garantir o deslocamento das pessoas para os locais da festa, o órgão mantém equipes realizando acompanhamento nos pontos de táxis e mototáxis, o embarque e desembarque dos passageiros nas diversas estações da cidade, tanto na chegada à Lapinha como na dispersão, no Campo Grande.
"Nossas equipes estão de prontidão nos dois turnos, inclusive, nos ascensores da cidade e também no Terminal Náutico, realizando um grande esforço para que as pessoas possam chegar e sair com segurança, apoiando a população em todos os momentos da festa. No mais, a expectativa é que a festa transcorra da melhor maneira, para celebrar a Independência da Bahia", disse Pablo.
Saúde - O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, ressaltou a operação da secretaria em suporte ao grande fluxo de pessoas no trajeto do 2 de Julho. "Disponibilizamos a cobertura das ambulâncias e motolâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o caso de necessidade de atendimentos no local, e o deslocamento para unidades próximas, quando necessário".
Ordenamento - Para garantir que a parte visual da festa fique restrita à manifestação popular do 2 de Julho e às representações históricas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, durante toda a semana, varreduras no perímetro da festa, notificando e informando a população e comerciantes a respeito das regras de venda de bebidas em latas e não em garrafas, além de tratar sobre publicidade irregular.
Em relação ao ordenamento dos comerciantes, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) fez varreduras para ordenar o trabalho dos ambulantes e food trucks durante os festejos, garantindo o pleno fluxo de pessoas e veículos durante a celebração da Independência.
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Ultimas notícias
Sem votos no Congresso, Lula diz que precisa do STF para governar
03/07/2025 10:00Câmara aprova projeto que exige cumprimento de 80% da pena em regime fechado para crimes hediondos; veja a lista
03/07/2025 09:30“Há um sentimento muito forte de mudança na Bahia”, diz ACM Neto em Governador Mangabeira
03/07/2025 09:00Suíca e SindilimpBA celebram aprovação de PL e pedem urgência na CCJ
03/07/2025 08:30Homem é preso suspeito de fazer empréstimos usando nomes de mais de 30 idosos em Salvador
03/07/2025 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos