16º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas termina com sucesso de público e vitória inédita no Grupo Especial
Após cinco dias de muita emoção, arte e uma infinidade de expressões da cultura nordestina, terminou neste domingo (15) a 16ª edição do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia. A noite foi marcada pela apreensão das agremiações e das torcidas para saber quem seria a grande campeã do Grupo Especial na Praça da Revolução, em Periperi.
Presidente da Federação Baiana de Quadrilhas (FEBAQ), Carlos Brito agradeceu o envolvimento dos quadrilheiros na realização do campeonato e de todos que apoiaram o evento. "Quero agradecer ao Governo do Estado da Bahia por nos ajudar com apoio e patrocínio e mostrar a todos aqui que, mais uma vez, o espaço dessa estrutura já está pequena para a dimensão do espetáculo das quadrilhas juninas que se apresentam em nosso Campeonato Estadual ano após ano”, disse, celebrando o crescimento do evento.
Conforme dados dos organizadores, cerca de 45 mil pessoas, entre quadrilheiros, visitantes e moradores da região, transitaram pela arena montada na Praça da Revolução, no Subúrbio Ferroviário, para acompanhar as apresentações e torcer pelas quadrilhas juninas que representam a diversidade da Bahia ao longo deste domingo.
Depois de um dia repleto de espetáculos, o resultado foi divulgado na noite deste domingo, coroando a quadrilha junina Luar do Recôncavo, de Santo Antônio de Jesus, como a campeã do Grupo Especial com seu primeiro título no campeonato. A agremiação Forró do ABC, de Salvador, foi a vice-campeã.
A equipe Imperatriz do Forró, também da capital baiana, ficou em terceiro lugar, sendo seguida pelas quadrilhas juninas Beija-Flor, de Alagoinhas, Fogueira Santa, de Camaçari, e Império do Forró, de Paulo Afonso. Pisada do Sertão e Ki Balanço não se classificaram e vão competir no Grupo Semi-Especial em 2026.
Nos periféricos, a campeã da noite, Luar do Recôncavo, venceu o Conjunto do Trabalho e Casal de Reis, além de empatar com a Imperatriz do Forró na categoria Figurino.
A Imperatriz do Forró venceu os periféricos Coreografia e Casamento, e empatou no quesito Casal de Noivos com o Forró do ABC. A agremiação de Salvador venceu na categoria Marcador e empatou no periférico Musicalidade com a Beija-Flor.
O 16º Campeonato Estadual de Quadrilha Juninas da Bahia foi realizado pela FEBAQ e contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
Foto: Caio Diniz
Ultimas notícias
Prefeito Bruno Reis celebra sucesso da Festa de Santa Dulce dos Pobres: “Atrai devotos de diversas cidades do Brasil”
14/08/2025 12:00"Imagem de prisão de empresário sem algemas reacende debate sobre desigualdade no tratamento policial no país", diz Suíca
14/08/2025 11:00Bruno Reis destaca protagonismo do setor imobiliário na geração de empregos em Salvador durante celebração dos 50 anos da Ademi-BA
14/08/2025 10:30Oposição denuncia Moraes a mais de 80 embaixadas
14/08/2025 10:00Governo do Estado entrega recuperação da BA-573, impulsionando mobilidade, segurança e economia na região de Guanambi
14/08/2025 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos