Curso gratuito de ovos de Páscoa estimula empreendedorismo feminino
Em tempos de economia instável, a geração de renda extra é uma alternativa para a população. Criadas para fortalecer e fomentar o empreendedorismo feminino, as oficinas de culinária oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), por meio do programa Treinar para Empregar, foram responsáveis por capacitar 150 pessoas somente nos cursos para confecção de ovos de Páscoa para a Semana Santa 2025. Essas e outras oficinas têm como propósito principal promover a geração de renda, e é uma oportunidade de negócios para o período festivo.
A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, destaca que, mais do que chocolates, a Páscoa deste ano entregou oportunidade, capacitação e geração de renda. "A oficina reforça nosso compromisso com a qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo local, especialmente entre mulheres, transformando datas comemorativas em verdadeiras oportunidades de negócio", declara.
Jeane Paula Teixeira, de 48 anos, trabalha com assessoria de casamento e atua em paralelo na área da gastronomia, fazendo doces, salgados, bolos e sobremesas para complementar a renda familiar. Ela é uma das 150 alunas dos cursos para confecção de ovos de Páscoa da Semdec.
"Com a proximidade da Páscoa, fiz o curso e isso me ajudou muito, pois tinha algumas dúvidas em relação ao armazenamento, e com as aulas aprendi muita coisa boa. Além disso, me trouxe uma renda extra, ajudando nas contas do mês, sendo muito importante esse complemento do dinheirinho a mais", conta.
As ações do programa ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Senac, por meio de cursos de culinária gourmet, doces finos, ovos de Páscoa, dentre outros. A diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, lembrou que a capacitação, aliada a iniciativas como a Expo Mulher e a plataforma Compre Delas, desenvolvidas pela pasta, ajudam a estimular o empreendedorismo feminino e, assim, o empoderamento feminino e o fortalecimento da mulher.
"Estamos agora no período da Páscoa, e muitas das nossas empreendedoras também estão voltadas à confecção de produtos para o período da Semana Santa, com aquilo que é mais simbólico: o ovo de Páscoa. Então, é nessa perspectiva que trabalhamos com as empreendedoras, através de feiras, workshops e cursos profissionalizantes, para que cada vez mais elas estejam aptas, com habilidades para vender o seu produto", completa.
Foto: Otávio Santos/Secom PMS
Ultimas notícias
Salvador ganha nova pista de bicicross na orla de Pituaçu e se torna principal hub da categoria no Nordeste
27/04/2025 12:04‘Bonde de Lula’ ao funeral fez lembrar turma de penetras
27/04/2025 12:00Governo do Estado anuncia R$ 245 milhões em investimentos na Bahiafarma e expansão da rede de saúde de Camaçari
27/04/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos