Cetas do Inema recebe 74 animais silvestres durante o Carnaval
Enquanto a cidade vivia a folia do Carnaval, a equipe de especialistas do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas / Inema) manteve o importante trabalho de resgate, tratamento e soltura das espécies da fauna baiana. Do dia 27 de fevereiro até esta quarta-feira de cinzas (05), 74 animais silvestres deram entrada na sede da instituição localizada em Salvador, entre répteis, mamíferos e aves, onde receberam os cuidados clínicos necessários antes do processo de reintrodução na natureza.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) administra dois Cetas, um em Salvador e outro em Cruz das Almas, com um terceiro em fase de construção em Barreiras, região Oeste do estado. "É um trabalho que não para, mantivemos um plantão no Carnaval, assim como em todos os feriados e finais de semana, o cuidado com a fauna silvestre é constante. Contamos com a dedicação de uma equipe multidisciplinar composta de técnicos, veterinários, biólogos, motoristas, entre outros, que são referências em suas áreas de atuação", explicou o médico veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinicius Dantas.
A instituição desempenha função essencial de conservação, oferecendo cuidados vitais para animais resgatados de situações de maus-tratos, comércio ilegal ou entregues voluntariamente por criadores, como destaca o veterinário e especialista em herpetologia (anfíbios e répteis) do Cetas / Inema, Paulo Bahiano.
"Muitos dos animais que dão entrada no Cetas chegam precisando de uma atenção clínica e nutricional, seja por terem sido resgatados em situações de acidente em rodovias, como atropelamento, seja por apreensão em criação ilegal. Aqui, eles passam por um processo de reabilitação, que inclui atendimento clínico veterinário, além da formulação de uma dieta adequada e a avaliação comportamental, após estes procedimentos realizamos uma análise minuciosa para verificar se o animal já está apto para reintrodução à natureza".
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do Disque Fauna, WhatsApp (71) 99661-3998.
Ultimas notícias
‘União Progressista é novo marco na política do país que reflete na Bahia’, diz Cacá Leão
29/04/2025 21:00Oposição viabiliza reajuste de servidores estaduais e barra votação de empréstimos pela segunda semana consecutiva na AL-BA
29/04/2025 20:30União Brasil e PP anunciam federação com maior bancada no Congresso e discurso de oposição
29/04/2025 19:30ACM Neto diz que federação fortalece projeto da oposição na Bahia: ‘Nos permite largar com dois partidos de dimensão nacional’
29/04/2025 19:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos