Sesab realiza ações preventivas em postos de testagem rápida para IST´s durante o carnaval
O Carnaval da Bahia começou com ações preventivas do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), com a realização de exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, além de distribuir preservativos e materiais informativos sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A iniciativa reforça o direito à saúde do folião, para que aproveite a festa de forma mais segura. A equipe da Saúde entre em ação também no circuito da festa, com quatro postos de testagem rápida para IST, na Barra e na Ondina, em Salvador, e nos municípios de Porto Seguro e Rio de Contas. A novidade para esse ano são as equipes treinadas na língua brasileira de sinais, com o objetivo de ampliar o acesso.
Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, a ação é uma importante aliada no compromisso de eliminar a transmissão de HIV, sífilis e hepatites. "Nós temos uma equipe de captadores que trabalham no entorno falando sobre prevenção e informando que estão sendo realizados testes rápidos. É uma procura muito grande. A expectativa é de realizar mais de 11 mil exames", destacou Eleuzina.
Para o servidor público Rodrigo Carneiro, o posto de testagem rápida é muito importante para o folião que está de passagem pelo local. "As pessoas acabam bebendo um pouco mais e precisam ter mais cuidado no momento da relação sexual, então esses postos facilitam porque já tem uma camisinha, já ajuda na prevenção. Acho muito válido e importante", frisou.
Os postos têm capacidade para realizar até mil testes por dia, e devem distribuir cerca de 1 milhão de preservativos. Para a médica Taiane Araújo, é indispensável estimular o uso de preservativo. "Que bom que existe essa iniciativa para evitar as doenças sexualmente transmissíveis", pontuou.
A distribuição, alinhada à testagem, compõe uma estratégia de prevenção, diagnóstico e tratamento. O cidadão que tiver resultado positivo pode escolher o início imediato do tratamento para sífilis no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil).
Foto: Andrezza Miranda/GOVBA
Ultimas notícias
Salvador ganha nova pista de bicicross na orla de Pituaçu e se torna principal hub da categoria no Nordeste
27/04/2025 12:04‘Bonde de Lula’ ao funeral fez lembrar turma de penetras
27/04/2025 12:00Governo do Estado anuncia R$ 245 milhões em investimentos na Bahiafarma e expansão da rede de saúde de Camaçari
27/04/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos