Hugo Motta diz que 8 de Janeiro não foi tentativa de golpe e critica penas aplicadas pelo STF
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, classificou os atos de 8 de janeiro como uma “agressão inimaginável” às instituições brasileiras. No entanto, ele não acredita que esses atos possam ser considerados uma tentativa de golpe de estado. Em uma entrevista a uma rádio da Paraíba nesta sexta-feira (7), onde o parlamentar cumpre agendas nesta sexta-feira, Motta enfatizou que as ações foram uma expressão de descontentamento com o resultado eleitoral, sem a presença de lideranças ou apoio das Forças Armadas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 65% da população brasileira vê a invasão das sedes dos três Poderes como um ato de vandalismo, enquanto 30% a interpretam como uma tentativa de golpe. Motta também abordou a questão das penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), argumentando que as sanções devem ser justas e proporcionais, evitando assim um tratamento desigual entre os condenados.
O presidente da Câmara, que recebeu apoio de diversas correntes políticas para sua eleição, destacou que a discussão sobre anistia gera tensões entre o Judiciário e o Executivo. Ele ressaltou a importância de tratar o tema com cautela e responsabilidade, considerando as implicações que isso pode ter para a governabilidade e a estabilidade das instituições. Motta indicou que está aberto ao diálogo com o Judiciário, buscando uma solução que possa atender às preocupações de todas as partes envolvidas.
Informações da Jovem Pan / Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
Moraes é novamente citado nos EUA em processo da Trump Media e Rumble contra censura
18/06/2025 10:30Governo do Estado promove Forró Comunitário para fortalecer tradições em bairros de Salvador
18/06/2025 10:00Roubo do INSS: Chefe do sindicato do irmão de Lula construiu mansão
18/06/2025 09:30ALBA aprova LDO e mais de duas dezenas de projetos do Executivo, Judiciário e de parlamentares
18/06/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos