30 de Abril de 2025

ALBA aprova orçamento estadual em 1º turno e diversos Projetos de Lei

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA aprovou, em primeiro turno, na tarde desta terça-feira (17), o Orçamento do Estado para 2025, com sete emendas do relator, deputado Vitor Bonfim (PV), e as emendas impositivas dos 63 parlamentares. A Proposta Orçamentária do Estado para 2025 atinge o montante de R$ 70,8 bilhões. Também foi aprovada a revisão do Plano Plurianual – PPA 2024-2027. Na sessão desta quarta-feira (13.12), estes e outros projetos serão votados em segundo turno.

O presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, ressaltou o entendimento entre os líderes das bancadas de governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e de oposição, deputado Alan Sanches (UNIÃO), como um facilitador para a aprovação dos projetos de interesse da população baiana. Ele destacou a economia de recursos públicos que é feita pelo Legislativo estadual. "Somos a Assembleia que menos gasta no País. Os números estão aí para comprovar", afirmou o presidente.

Na mesma sessão foram aprovadas mais de uma dezena de projetos do Executivo, cerca de 60 projetos do Legislativo, entre Utilidades Públicas, Títulos de Cidadania Baiana e Comendas 2 de Julho e um projeto modificando o quadro de carreira do Ministério Público Estadual. Entre os títulos de cidadania destaque para os do capoeirista Mestre Curió, por unanimidade, e dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e São Paulo, Tarciso de Freitas, com votos contrários de deputados do PT, PCdoB e PSOL.

A criação do Programa PopCiência Bahia – Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação está entre os projetos do Executivo que receberam sinal verde do Parlamento. O objetivo é promover e facilitar o acesso ao conhecimento científico. O mesmo aconteceu com o projeto que institui a política pública de Mobilidade Inter Regional e Intrarregional, com foco na mobilidade de pessoas sob a perspectiva urbana e regional.

Foi aprovado o reajuste dos vencimentos básicos dos cargos da carreira do Magistério Público das Universidades Estaduais, com repercussões financeiras em 1º de janeiro e 1º de julho de 2025, e em 1º de janeiro e 1º de junho de 2026, e alterações na estrutura remuneratória dos cargos das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário, do Grupo Ocupacional Técnico-Específico das Universidades Estaduais.

O Poder Executivo também propôs mudanças em algumas leis estaduais, a exemplo da 13.222, com o objetivo de instituir e regulamentar o benefício especial custeado pelo Estado da Bahia e assegurado aos servidores e membros que ingressaram no serviço público antes da implantação do Regime de Previdência Complementar – RPC; e da Lei 6.677 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, estabelecendo o Termo de Compromisso Disciplinar – TCD como instrumento de solução consensual alternativo à instauração de processos disciplinares relativos à infração disciplinar de menor potencial ofensivo.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos