Sandro Régis apresenta projeto de lei com medidas anti-invasão de terras na Bahia
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que estabelece uma série de medidas para evitar e combater a prática de invasão ilegal ou grilagem de terra no Estado. O texto anti-invasão prevê, entre outras coisas, sanções administrativas, pagamento de multa e a criação de um banco de dados estadual para registrar condenações e sanções aplicadas a infratores.
Membro da Comissão de Agricultura e Política Rural da AL-BA, Sandro Régis afirma que “as sanções têm como objetivo proteger o direito de propriedade, garantir a segurança jurídica e promover o uso sustentável do solo, nos termos da função social da propriedade, por meio de ações preventivas, punitivas e reparatórias”, segundo diz trecho do projeto.
As penalidades valem para pessoas físicas e jurídicas e incluem perda de benefícios fiscais, exclusão de programas sociais e linhas de crédito, além da proibição de assumir cargos públicos.
“A produção rural responde por quase 30% do PIB da Bahia e a gente não pode permitir que o homem do campo viva debaixo de apreensão e insegurança jurídica. Invasão de terra é crime e quem se opõe à lei deve ser punido”, ressalta o deputado Sandro Régis.
Paralelo às punições, o parlamentar propõe que seja instituído o Banco de Dados de Controle Fundiário para registrar os dados pessoais e as infrações cometidas, monitorar o cumprimento de sanções administrativas, incluindo a suspensão de benefícios governamentais e de linhas de crédito, além de facilitar o acesso às informações pelos órgãos governamentais responsáveis pela concessão de subsídios, crédito e benefícios ao setor agrário.
A partir desse projeto de lei, invasores de terra ainda pagarão multa, que pode chegar a R$ 1 milhão, a depender do tamanho da propriedade. O texto assinala que os responsáveis também serão obrigados a promover a recuperação ambiental das áreas degradadas, conforme avaliação técnica.
Foto: Sandra Travassos/ALBA
Ultimas notícias
Hilton Coelho apresenta na ALBA moção de apoio à greve das servidoras e servidores do Ministério da Cultura
30/04/2025 14:00Dezessete suspeitos são presos por tráfico de armas, munições e drogas na Bahia; R$ 84 milhões foram bloqueados
30/04/2025 08:00‘União Progressista é novo marco na política do país que reflete na Bahia’, diz Cacá Leão
29/04/2025 21:00Oposição viabiliza reajuste de servidores estaduais e barra votação de empréstimos pela segunda semana consecutiva na AL-BA
29/04/2025 20:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos