Senado aprova lei que obriga ensino sobre mulheres históricas em escolas
Nesta terça-feira (10), o plenário do Senado aprovou um projeto de lei que exige a inclusão de mulheres notáveis na ciência, nas artes, na economia, na política e na cultura nos currículos das escolas públicas e privadas. A proposta, que abrange instituições de ensino fundamental e médio, também estabelece a criação da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. O projeto agora segue para sanção presidencial.
O projeto, de autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), visa ampliar o ensino sobre as conquistas e contribuições das mulheres em diversas áreas. As escolas serão obrigadas a incluir no currículo informações sobre mulheres que desempenharam papéis importantes na ciência, arte, cultura, economia e política, além dos conteúdos já existentes.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora do projeto no Senado, apresentou um parecer favorável destacando a importância da iniciativa. Em seu relatório, Soraya ressalta que estereótipos de gênero frequentemente associam talento e genialidade mais aos homens do que às mulheres, o que afeta a percepção das meninas sobre suas próprias capacidades.
“A presença desses estereótipos influencia as decisões das meninas desde cedo, desencorajando-as de se interessar por determinadas áreas, o que resulta em baixa representação feminina em campos de alta notoriedade”, afirma Soraya.
Ela também observa que as mulheres muitas vezes são marginalizadas e sub-representadas na história, com suas contribuições frequentemente ignoradas. “Muitas descobertas atribuídas a homens na verdade tiveram a participação de mulheres cujos nomes foram sistematicamente omitidos”, destaca a senadora.
Dados da Unesco mostram que as mulheres representam menos de 34% dos pesquisadores globalmente, e no Brasil, apenas 12% estão presentes nas academias científicas. Na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, as mulheres representam apenas 35% dos alunos mundialmente e 31% no Brasil.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Ultimas notícias
“Meu compromisso com Feira só aumenta”, diz ACM Neto ao receber homenagem na Câmara Municipal
08/05/2025 20:23Robert Prevost é eleito o primeiro papa americano da história e assume nome Leão 14
08/05/2025 14:47Júnior Muniz faz balanço positivo da missão oficial na China, destaca parceria da Bahia com a BYD e defende ampliar formação técnica de jovens
08/05/2025 14:00Fumaça branca na Capela Sistina anuncia novo papa
08/05/2025 13:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos