Fraudes na rede de água passaram de 4 mil no primeiro semestre em Feira de Santana
Mais de 4 mil fraudes na rede de distribuição de água foram flagradas pela Embasa no primeiro semestre de 2024 em Feira de Santana. O montante corresponde a mais de 20 fraudes por dia, entre violações na ligação, desvio de água antes do hidrômetro (by-pass) e ligações clandestinas, os famosos gatos. A estimativa é que o desvio seja de cerca de 180 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para abastecer um município como São Gonçalo dos Campos por um mês.
A Embasa conta com 20 equipes de campo, além do pessoal administrativo, dedicadas ao trabalho de identificação e combate às fraudes na rede de água no município. “As ligações clandestinas em Feira tem sido um grande desafio para as nossas equipes. São mais de 50 visitas por dia para identificar, evidenciar e retirar as fraudes”, informa a gerente comercial da Embasa, Salen Brito.
Quando a fraude é comprovada, a Embasa retira a irregularidade, notifica e multa o cliente. Em um dos casos recentes, um imóvel em construção no bairro Jardim Cruzeiro estava usando uma ligação clandestina para se abastecer. “O responsável pelo imóvel dizia estar utilizando poço para os serviços, mas não era verdade. Fizemos uma averiguação completa e descobrimos a fraude”, relata a gerente.
Outro caso foi no distrito de Humildes, onde, em uma só rua, foram encontrados três imóveis sendo abastecidos por uma ligação clandestina. “É uma conduta que prejudica não somente a Embasa, mas toda a coletividade. As violações podem causar redução de pressão, prejudicando o abastecimento de quem está com as contas em dia", destaca o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto.
Crime – O furto de água é classificado como um crime contra o patrimônio, passível de multa e pena de um a quatro anos de prisão, conforme o artigo 155 do Código Penal. A população pode denunciar a ocorrência de furto de água ou de ligações clandestinas, sob anonimato, nos canais de atendimento: 0800 0555 195 ou Atendimento Virtual (site ou app).
Ultimas notícias
São Paulo vence Vitória e entra no G-6 do Brasileiro
09/08/2025 20:40STF reverte decisão do STJ e determina continuidade da operação que tem deputado Binho Galinha como principal alvo
09/08/2025 17:00Salvador assina com Unicef termo de adesão a iniciativa voltada a ampliar políticas para a primeira infância
09/08/2025 15:39Ex-funcionários da Locfort e Paraguaçu cobram verbas rescisórias em Luís Eduardo Magalhães
09/08/2025 13:50Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos