Moraes Encaminha À PGR Pedido Da AGU Sobre Potenciais Infrações Na Plataforma X
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), encaminhou para a Procuradoria-Geral da República um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) referente a uma “notícia de fato” que levanta informações sobre uma possível violação do Estado Democrático de Direito na divulgação de informações sigilosas pelo jornalista americano Michael Shellenberger em sua conta na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).
Além disso, a AGU solicitou ao ministro Alexandre de Moraes acesso ao inteiro teor dos inquéritos das milícias digitais e à investigação das declarações de Elon Musk, ou autorização para compartilhamento de provas desses procedimentos, para análise de possíveis medidas de natureza cível e administrativa na defesa dos interesses da União.
No pedido, a AGU informa que instaurou um Procedimento Prévio de Coleta de Informações (PPCI) por meio de sua Procuradoria Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade, com o objetivo de investigar possíveis violações da Lei Anticorrupção e subsidiar ações judiciais futuras. A AGU destaca que as informações e provas provenientes dos inquéritos em tramitação na Suprema Corte serão essenciais para esclarecer os indícios relacionados à divulgação de informações sigilosas pela empresa.
“A partilha de provas é fundamental para a instrução adequada do Procedimento (…) que tem como objetivo (…) apurar a aplicação das sanções previstas na Lei nº 12.846/2013 em relação à empresa X, por condutas lesivas à administração pública, especialmente no que diz respeito à obstrução da justiça e à influência indevida em procedimentos administrativos e judiciais”, argumenta a AGU.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução/TV Brasil
Ultimas notícias
Prefeitura inicia construção de Cras modelo em Brotas e entrega contenção de encosta na região
14/05/2025 14:00Prefeitura inicia construção de Cras modelo em Brotas e entrega contenção de encosta na região
14/05/2025 14:00Prefeitura entrega novo campo com grama sintética e praça requalificada em Plataforma
14/05/2025 12:30Polícia Federal cumpre mandados judiciais em investigação que apura fraudes no INSS
14/05/2025 12:00Suspeitos são presos e mulher é conduzida em ofensiva policial que mira facções em Salvador
14/05/2025 11:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos