Ibametro realiza Operação Verão em 37 tipos produtos
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulgou o relatório da Operação Verão, realizada em Salvador e na região metropolitana. O objetivo foi intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos consumidos na estação mais quente do ano.
Durante a ação, os técnicos do Ibametro percorreram estabelecimentos comerciais para verificar se os itens estão sendo vendidos com a pesagem correta, ou seja, se a quantidade (em mililitros ou em gramas) contida dentro da embalagem está de acordo com o que diz o rótulo. A fiscalização foi realizada em 37 tipos produtos, abrangendo bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de protetores solares. Destes, 11% foram reprovados nos testes realizados.
Os produtos reprovados, especificamente no aspecto quantitativo, foram identificados como sucos e refrescos. Esses resultados destacam a importância da vigilância contínua para garantir que os consumidores recebam produtos com as quantidades corretas conforme indicadas nas embalagens.
O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, destaca a importância da ação. "Nosso objetivo é assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade do Inmetro e com as quantidades corretas, especialmente durante a temporada de verão".
A ação reforça o compromisso do Ibametro em assegurar a qualidade e a conformidade dos produtos disponíveis no mercado, contribuindo para a proteção e a segurança dos consumidores na temporada de verão.
"Estamos comprometidos em manter um mercado justo e transparente para todos os consumidores, garantindo que os produtos atendam aos mais altos padrões de qualidade", afirmou Gildásio Rocha, diretor de regulação de mercado do Ibametro.
Denúncias sobre casos suspeitos podem ser feitas pelo Disque Ibametro 0800 071 1888.
Ultimas notícias
São Paulo vence Vitória e entra no G-6 do Brasileiro
09/08/2025 20:40STF reverte decisão do STJ e determina continuidade da operação que tem deputado Binho Galinha como principal alvo
09/08/2025 17:00Salvador assina com Unicef termo de adesão a iniciativa voltada a ampliar políticas para a primeira infância
09/08/2025 15:39Ex-funcionários da Locfort e Paraguaçu cobram verbas rescisórias em Luís Eduardo Magalhães
09/08/2025 13:50Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos