Projeto visa proibir homenagens a escravistas na Bahia
A manutenção de homenagens a escravocratas, eugenistas e quaisquer pessoas que tenham praticado violações aos direitos humanos está proibida no município do Rio de Janeiro desde o final do mês passado. Em Salvador não há mecanismos legais que impeçam essas reverências encontradas em estátuas e batismo de vias, entre outros tipos, mas um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa(Alba) pretende aplicar esse veto a espaços públicos sob gestão estadual em toda a Bahia.
Na capital baiana, vários casos conhecidos estão em vias urbanas, portanto fora do alcance do Projeto 24.477/2022, caso ele seja aprovado, mas a discussão sobre essas homenagens “controversas” tem ganhado força nos últimos anos. Movimentos de contestação, protestos e projetos de mapeamento têm surgido em todo o mundo, a exemplo do incêndio da estátua de Borba Gato em São Paulo, há dois anos. Aqui, desde 2020, o site Salvador Escravista revela a história por trás de vários nomes.
Nome de uma extensa rua na Calçada, o Barão de Cotegipe é apresentado pelo projeto como quem votou contra a abolição da escravidão e após sua aprovação apresentou um projeto de indenização para ex-proprietários de escravos. Homenageado com estátua e praça no Rio Vermelho, Cristóvão Colombo consta no Salvador Escravista por conta das práticas colonizadoras e das violações contra os povos indígenas que encontrou ao “descobrir” a América
De acordo com o PL proposto pelos deputados estaduais Olívia Santana (PC do B) e Bira Coroa (PT), a proibição deve ser aplicada a escravocratas, mas também a “apoiadores e defensores do Golpe Militar que sofreu o Brasil em 1964”. Apenas nas imediações da Arena Fonte Nova, duas vias carregam nomes de governantes desse período: o maior estádio da Bahia fica na Avenida Presidente Costa e Silva e a região conhecida como Vale de Nazaré é a Avenida Presidente Castelo Branco.
Informações do jornal A Tarde / Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE
Ultimas notícias
“Federação União Progressista nasce para ajudar a construir uma alternativa para o Brasil”, afirma ACM Neto
19/08/2025 16:00Ilhéus: “Se o prefeito quer uma audiência com o governador, peça”, sugere Rosemberg
19/08/2025 16:00“Federação União Progressista nasce para ajudar a construir uma alternativa para o Brasil”, afirma ACM Neto
19/08/2025 16:00Ivan Cordeiro cobra urgência em obras no Anel Viário de Vitória da Conquista após morte em acidente
19/08/2025 15:30Partidos se reúnem e planejam lançar Comitê em defesa de lideranças de esquerda da capital
19/08/2025 15:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos