18 de Agosto de 2025

Brasileiros poderão ter dupla cidadania sem perder a nacionalidade brasileira

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que garante a dupla cidadania a brasileiros que adquirirem outra nacionalidade. A PEC já havia sido aprovada pelo Senado e agora será promulgada.

Atualmente, a Constituição brasileira declara automaticamente a perda da nacionalidade brasileira quando o cidadão adquire nacionalidade de outro país. Com a aprovação da PEC, a regra geral será a nacionalidade ser mantida. Só haverá perda em dois casos:

quando a naturalização for cancelada por sentença judicial devido à fraude relacionada ao processo de naturalização ou de atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
ao brasileiro que pedir expressamente a perda de nacionalidade à autoridade competente, desde que ele não fique sem pátria alguma (apátrida).

A relatora da matéria, deputada Bia Kicis (PL-DF), disse que a PEC é “um avanço para os brasileiros que vivem no exterior”. “É o momento de repensar a situação dos brasileiros que, em razão das circunstâncias da vida, deixaram o Brasil em busca de um futuro mais promissor para si e seus filhos, e que, no curso de sua estada no exterior, adquiriram a nacionalidade do país de domicílio, por conveniência ou necessidade”, afirmou.

A aprovação da PEC é um importante passo para garantir os direitos dos brasileiros que vivem no exterior. Com a dupla cidadania, esses brasileiros poderão participar da vida política e cultural de ambos os países, além de ter acesso a direitos e benefícios de cada nacionalidade.

 

Informações da Gazeta Brasil / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos