“Emenda Lula” quer prorrogar benefício bilionário a montadoras contestado por TCU e CGU
Rejeitado na Câmara dos Deputados, um dispositivo controverso patrocinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode voltar à proposta de reforma tributária na tramitação do texto no Senado. Trata-se de um artigo que prevê a prorrogação até 2030 de incentivos fiscais para montadoras de veículos instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Em vigor há mais de duas décadas, as chamadas Políticas Automotivas de Desenvolvimento Regional (PADR) custam cerca de R$ 5 bilhões por ano à União, mas, segundo auditoria realizada conjuntamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), têm baixo impacto socioeconômico e não cumpriram o objetivo de descentralizar a indústria automotiva do país.
Apelidado de “emenda Lula”, o artigo que visa prorrogar o programa foi redigido sob medida para beneficiar a chinesa BYD, que pretende se instalar em Camaçari, na Bahia, e já anunciou investimento inicial de R$ 3 bilhões para a produção de veículos pesados elétricos na antiga fábrica da Ford na cidade.
O segundo parágrafo do artigo, que prevê a extensão do prazo de vigência dos incentivos para projetos aprovados até o fim de 2025, ajudaria a Stellantis, grupo que controla as marcas Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot e que planeja ampliar sua operação em Goiana, em Pernambuco.
Os trechos foram incluídos apenas na versão final proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, apresentada na data da votação do texto pela Câmara dos Deputados, dia 6 de julho, e teriam sido encomendados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad – na contramão de seu próprio discurso contrário a regimes especiais de tributação.
Poucos dias antes da votação da PEC na Câmara, Stella Li, vice-presidente mundial e presidente da BYD nas Américas, esteve no Palácio do Planalto com Lula, o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que também procurou deputados para defender a inclusão do benefício no relatório final levado à análise do plenário.
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ultimas notícias
“Meu compromisso com Feira só aumenta”, diz ACM Neto ao receber homenagem na Câmara Municipal
08/05/2025 20:23Robert Prevost é eleito o primeiro papa americano da história e assume nome Leão 14
08/05/2025 14:47Júnior Muniz faz balanço positivo da missão oficial na China, destaca parceria da Bahia com a BYD e defende ampliar formação técnica de jovens
08/05/2025 14:00Fumaça branca na Capela Sistina anuncia novo papa
08/05/2025 13:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos