SEC pressiona professores da rede estadual com aviso de registro de ausências
As ausências dos professores da rede estadual de ensino serão registradas durante os dias em que a paralisação durar no estado, conforme ofício da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), emitido na última quarta-feira (16). A categoria alega pressão por parte do governo, que ignora o pagamento dos juros e mora dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (Fundef). Em vídeo, a secretária da pasta, Adélia Pinheiro, convocou todos os professores para voltarem às salas de aulas. "Não é justificável a interrupção das aulas com base no pagamento dos precatórios do Fundef", disse Pinheiro em trecho da gravação enviada ao CORREIO.
O professor e sindicalista Marco Aurélio Farias, do município de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, enxergou o envio do ofício como uma forma de pressionar os profissionais que decretaram paralisação até o dia da votação do Projeto de Lei dos Precatórios, prevista para a próxima terça-feira (22). "Esse ofício é um instrumento de coação contra a categoria, contra o direito de manifestação e de greve dos trabalhadores de educação", disse Farias, ressaltando que a paralisação foi estabelecida pela entidade sindical, legítima representante dos profissionais da educação.
De acordo com o ofício da SEC, as unidades escolares devem manter o funcionamento e o horário de aulas previstos. "As ausências de professores e funcionários serão diariamente registradas e informadas", diz trecho do comunicado.
Informações do CORREIO / Foto: Divulgação/APLB
Ultimas notícias
Robert Prevost é eleito o primeiro papa americano da história e assume nome Leão 14
08/05/2025 14:47Júnior Muniz faz balanço positivo da missão oficial na China, destaca parceria da Bahia com a BYD e defende ampliar formação técnica de jovens
08/05/2025 14:00Fumaça branca na Capela Sistina anuncia novo papa
08/05/2025 13:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos