28 de Abril de 2025

Procon Municipal deflagra "Operação Semana Santa" em estabelecimentos de Lauro de Freitas

Para fiscalizar a comercialização de produtos que compõem o cardápio típico do período do feriado que marca a Paixão e morte de Jesus Cristo, fiscais da unidade de Proteção e Defesa do Consumidor de Lauro de Freitas (Procon Municipal) deflagram a Operação "Semana Santa", que percorre mercados da cidade, peixarias e outros espaços. A fiscalização, que também verifica as condições dos ovos de Páscoa, foi iniciada nesta última segunda-feira (03) e será finalizada na Sexta-Feira Santa (07).

O foco é vistoriar as condições de compra e venda, se os produtos não sofreram aumento exacerbados de preços, estado de conservação, prazo de validade, acondicionamento e outros. Entre os itens avaliados estão: azeite de dendê, leite de coco, quiabo, camarão seco, castanhas, chocolates, temperos, bacalhau e outros pescados.

De acordo com o fiscal Luiz Rogério Lino, o Procon Municipal sempre intensifica as ações de fiscalização nos períodos festivos. "Uma das principais ações é comparar os preços expostos na gôndola com o preço do caixa, para garantir que o consumidor não esteja sendo lesado. Até o fim da operação vamos percorrer estabelecimentos pelos bairros do Centro, Itinga, Vilas do Atlântico, Areia Branca e Portão", disse.

Além de fiscalizar, o Procon alerta os consumidores para os cuidados que devem ser tomados durante as compras. Para aquisição de pescados, por exemplo, o órgão orienta a estar atento às condições de higiene do local e se os produtos estão bem armazenados e acondicionados. Os pré-embalados, congelados, ou em conserva, recomenda-se solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento.

Já para quem for consumir ovos de Páscoa e chocolates é bom ficar atento ao formato e se estão em local arejado para não comprometer a qualidade. Quando houver brinquedos acompanhando o chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Inmetro e identificação da faixa etária adequada. Para todos os produtos é necessário verificar informações, como prazo de validade, peso, quantidade, além da composição em casos de restrições alimentares.


Foto: Raphael Muller

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos