28 de Abril de 2025

Abin confirma uso de programa para monitorar localização de pessoas

Nesta terça-feira (14), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou o uso de um programa para monitorar a localização de pessoas por aparelhos celulares. O programa foi adquirido durante o governo de Michel Temer (MDB), por R$ 5,7 milhões, sem necessidade de licitação.

A afirmativa foi emitida depois de o jornal O Globo divulgar que a ferramenta tecnológica foi utilizada nos três primeiros anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, Abin disse que o contrato que se refere ao uso do programa, de caráter sigiloso, teve início em 26 de dezembro de 2018 — ainda no governo Michel Temer — e foi encerrado em 8 de maio de 2021.

“A solução tecnológica em questão não está mais em uso na Abin desde então. Atualmente, a Agência está em processo de aperfeiçoamento e revisão de seus normativos internos, em consonância com o interesse público e o compromisso com o Estado Democrático de Direito”, complementa a nota.

“FirstMile”, como é conhecida a ferramenta, foi desenvolvida pela empresa israelense Cognyte. Ela possibilitava que integrantes da Abin identificassem a localização de qualquer pessoa pelo celular, por meio das redes móveis de telefone 2G, 3G ou 4G.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos