STF forma maioria para obrigar audiência de custódia em todos os tipos de prisão
Nesta sexta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (3) para confirmar que as audiências de custódia devem ser feitas após todas as prisões – temporárias, preventivas e definitivas – e não apenas em flagrante.
Os magistrados julgam no plenário virtual, em que os ministros inserem seus votos on-line, um pedido da Defensoria Pública da União.
O relator, ministro Edson Fachin, disse que é imprescindível que, no caso de mandado de prisão, a pessoa a ser submetida ao cárcere seja imediatamente levada à presença da autoridade judicial no prazo de 24 horas do cumprimento do respectivo mandado.
“Não bastasse, a audiência de apresentação ou de custódia, seja qual for a modalidade de prisão, configura instrumento relevante para a pronta aferição de circunstâncias pessoais do preso, as quais podem desbordar do fato tido como ilícito e produzir repercussão na imposição ou no modo de implementação da medida menos gravosa”, escreveu Fachin.
Até o momento, cinco ministros acompanharam o voto do relator, Edson Fachin: André Mendonça, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Roberto Barroso. Ainda faltam o voto de outros cinco integrantes —o julgamento pode ser suspenso caso algum ministro peça vista (mais tempo de análise).
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Ultimas notícias
Salvador ganha nova pista de bicicross na orla de Pituaçu e se torna principal hub da categoria no Nordeste
27/04/2025 12:04‘Bonde de Lula’ ao funeral fez lembrar turma de penetras
27/04/2025 12:00Governo do Estado anuncia R$ 245 milhões em investimentos na Bahiafarma e expansão da rede de saúde de Camaçari
27/04/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos