29 de Abril de 2025

Contrário à obrigatoriedade da vacina, Diego Castro apresenta projeto contra restrições durante pandemia e ironiza: ‘No Carnaval o Estado irá exigir?’

Contrário ao Passaporte Sanitário, o deputado estadual Diego Castro (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta terça-feira (14) para apresentar um Projeto de Lei de sua autoria que prevê o fim de medidas restritivas durante a pandemia, como a comprovação do imunizante.

Apesar de o decreto não estar em vigor em todos estabelecimentos na Bahia, com exceção do SAC e Detran, o parlamentar quer evitar que serviços voltem a solicitar a apresentação da comprovação do imunizante.

A dias do Carnaval, o deputado ainda ironizou as restrições do governo: “O Estado irá exigir as quatro doses durante a festa?”. “Quando é um evento do interesse do governo do Estado não vi a exigência de nenhum passaporte”, bradou.

“Não vi nenhuma preocupação com as medidas que chamam de 'segurança à saúde coletiva'. Vão exigir as quatro doses durante o Carnaval? Claro que não, pois não é interessante ao Estado”.

“Agora ter servidores com salários cortados porque não apresentaram um pedaço de papel - que não atesta a segurança coletiva de nada - é válido para o Estado”.

“Isso é apenas um motivo para colocar um cabresto ideológico e mostrar o poder de controle do Estado da sua liberdade”, acrescentou Diego.

“Justifica as pessoas perderem o direito à serviços básicos por um passaporte? Justifica trabalhadores perderem os seus empregos por isso? Fica o questionamento da hipocrisia, onde para uma situação vale o passaporte e não para outra situação”, emendou.

Em seu projeto, além de propor o fim do Passaporte Sanitário no estado, Diego Castro visa também preservar a “liberdade” do cidadão, por exemplo, de escolher utilizar ou não equipamentos, como a máscara.

Ele sustenta a sua matéria em um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que recentemente enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um documento afirmando que não há evidência científica de que o uso de máscaras tenha impacto na diminuição de casos de Covid-19.

“A gestão de pandemias, epidemias e endemias pela formulação de Políticas Públicas visando a consecução da segurança sanitária, não deve inobservar a imperiosa submissão ao princípio da legalidade, notadamente pelo respeito aos direitos e liberdades individuais”, justificou o parlamentar, em seu texto.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos