28 de Abril de 2025

"Em favor da vida e contra o aborto", Leandro de Jesus apresenta projeto que institui o Estatuto Estadual do Nascituro

Tendo como uma das suas principais bandeira a defesa da vida, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou à Assembleia Legislativa Bahia (Alba) o projeto de Lei 24.717/2023, que dispõe sobre a instituição do Estatuto Estadual do Nascituro e a proteção integral do nascituro pelo Poder Público Estadual. 

De acordo com o parlamentar, que se posiciona contra o aborto, o presente projeto tem como base as normas previstas na Constituição Federal, na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e no Código Civil, que protegem os direitos do nascituro desde a concepção, haja vista o princípio da dignidade da pessoa humana.

Leandro, na proposição, ainda pede que seja comunicado pelo Estado às autoridades competentes os indícios de realização de aborto voluntário. Em caso de descumprimento, o projeto de Lei prevê penalidades  previstas  no  art.  187,  da  Lei  6.677/94  do  Estado  da  Bahia. 

"Nossa proposta visa proteger a vida, a família e a infância. Infelizmente, vivemos tempos sombrios onde a vida, ainda em gestação, é colocada em xeque. Inclusive, acreditamos que o nascituro concebido em ato de violência sexual goza dos mesmos direitos de que gozam todos os nascituros. O que precisamos fazer é destinar uma atenção médica e psicológica às gestantes vítimas de violência sexual, mas a vida deve ser protegida", disse o parlamentar. 

A proposição prevê que os médicos deverão  realizar  o  diagnóstico  pré-natal, orientando  as  gestantes  à  salvaguarda do desenvolvimento, a saúde e a integridade do nascituro.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos