28 de Abril de 2025

Lula autoriza controle do espaço aéreo de território Yanomami e abertura de postos da Funai

Na segunda-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto com pacote de medidas para enfrentamento do garimpo ilegal no território Yanomami. Ele também visa combater a crise humanitária que atinge os yanomamis.

O texto do petista autoriza o Comando da Aeronáutica a criar uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) sob o território Yanomami.

A medida de Lula permite que a segurança nacional possa identificar, rastrear e controlar aeronaves civis que passem pelo espaço aéreo.

A Aeronáutica pode adotar medidas contra qualquer tráfego aéreo que possa envolver ato ilícito.

De acordo com o decreto petista, o Ministério da Defesa vai fornecer dados de inteligência a equipes da PF, Ibama e outros órgãos para ajudar na neutralização de aeronaves e de equipamentos utilizados pelos garimpeiros.

O presidente ainda autorizou a abertura ou reabertura de postos de apoio da Funai e de unidades básicas de saúde no local. De acordo com o decreto, os ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social e dos Povos Indígenas poderão requisitar bens, servidores e serviços necessários para o local.

Além disso, a Força Nacional de Segurança também vai atuar junto às equipes de saúde e assistência que estarão trabalhando no território indígena.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Twitter/Força Aérea Brasileira

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos