28 de Abril de 2025

Yanomami: PT aciona o MPF contra governo Bolsonaro por suposto “genocídio”

Os deputados do PT acionaram o Ministério Público Federal (MPF) pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas terras dos Yanomamis, em Roraima. Os parlamentares petistas acusam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF), que comandou o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos de “genocídio contra os povos Yanomami”.

Os autores da denúncia são Reginaldo Lopes (MG), atual líder do PT na Câmara; Zeca Dirceu (PR), que assumirá a liderança da bancada em 1º de fevereiro; Alencar Santana (SP) e Maria do Rosário (RS).

“Essa política de extermínio dos povos Yanomami e de outras comunidades indígenas, conduzida com galhardia e prazer pelo ex-presidente da República, já vinha sendo denunciada no país e no exterior, tendo sido inclusive, recentemente, objeto de documentário produzido por pesquisadores estrangeiros”, afirma um trecho da representação.

O que diz o ex-presidente Jair Bolsonaro:

“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade! De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígena”, escreveu Bolsonaro.(Clique aqui e leia a íntegra da declaração de Bolsonaro).

O que diz Damares Alves:
A ex-ministra disse que o problema da desnutrição entre crianças indígenas é um dilema histórico — e foi agravado pela pandemia.(Clique aqui e leia a íntegra da declaração de Damares).


Informações da Gazeta Brasil / Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos