28 de Abril de 2025

Ex-GSI, general sobe o tom com Lula e fala em ‘covardia’

O general Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Temer, subiu o tom com o presidente Lula, durante uma entrevista realizada na terça-feira 17, pelo programa gaúcho Pampa Debates.

Para Etchegoyen, a declaração do petista, segundo a qual “perdeu a confiança” em parte das Forças Armadas, demonstra “profunda covardia”.

Segundo Etchegoyen, Lula sabe que os generais não vão convocar a imprensa para responder à ofensa. “Ele sabe que ninguém vai contestar o que ele está dizendo”, observou o militar. “Ou seja, é a velha técnica de procurar culpados.”

“Passado o triste episódio do dia 8 de janeiro, o presidente Lula, comandante supremo das Forças Armadas, dá uma declaração à imprensa de que não confia nas Forças Armadas”, lembrou o general Etchegoyen. “Como é que se pacifica o país a partir daí? Como é que se pacificam as Forças Armadas, que são uma instituição de Estado com a qual os governos do PT conviveram por 16 anos?”

O general Etchegoyen chefiou o GSI entre 2016 e 2019. O órgão é responsável direto pela segurança do presidente. Lula escolheu permanecer com a segurança da Polícia Federal, por desconfiança com os militares lotados no GSI.

 

Informações da Revista Oeste / Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos