28 de Abril de 2025

Manifestações: deputado aciona Justiça contra Lula e Dino por prevaricação

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) disse, nesta quinta-feira, 12, que pretende acionar a Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Segundo o parlamentar, o governo federal dispensou o pelotão da Guarda Presidencial no domingo 8, quando houve a manifestação na Praça dos Três Poderes.

“Ao que parece, Flávio Dino, Lula e o GSI tinham conhecimento dos riscos e da gravidade e prevaricaram”, declarou Jordy, em conversa com Oeste. “Já estou tomando todas as medidas, para que sejam investigados na Justiça e na Câmara.” Ele quer saber se houve omissão ou falha no resguardo dos bens públicos.

O deputado está encaminhando uma representação à Procuradoria-Geral da República contra Dino, contra o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Gonçalves Dias, e contra Lula.

Além disso, Jordy vai pedir a convocação de Dino e do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, para prestarem esclarecimentos na Câmara. Os requerimentos foram enviados à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O GSI dispensou, cerca de 20 horas antes da invasão da Esplanada, o pelotão de quase 40 homens do Batalhão da Guarda Presidencial. Nenhuma das fontes revelou por que o GSI, comandado pelo general Marco Gonçalves Dias, dispensou o reforço e qual o motivo de ter demorado a agir.

Prevaricação é uma das violações praticadas por funcionário público, incluindo o presidente da República, contra a administração em geral. O crime está descrito no artigo 319 do Código Penal e se caracteriza em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, um ato de ofício, ou praticá-lo contra a disposição expressa da Lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano e multa.

Para a investigação prosseguir, é necessária a aprovação de pelo menos dois terços da Câmara, ou seja, 342 votos. Se aprovada, o presidente é afastado do cargo e julgado pelo Supremo Tribunal Federal.



Informações da Revista Oeste / Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos