Em Salvador, nesta quinta-feira, Janja visita instalações de uma das cozinhas comunitárias parceiras do programa Bahia Sem Fome
Durante agenda na capital baiana, na tarde desta quinta-feira (14), a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, acompanhada pela primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso, visitou as instalações da cozinha comunitária no Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E Brasil, no bairro da Boca do Rio. A parceria da instituição com o Programa Bahia Sem Fome é responsável por distribuir um total de 800 refeições por dia, na unidade da Boca do Rio e em outras três cozinhas do Mus-E Brasil situadas em Salvador, por meio do projeto Comida no Prato, com investimento de cerca de R$ 1 milhão por ano.
Na ocasião, Janja da Silva recebeu a medalha de honra do Bahia Sem Fome das mãos de Tatiana Velloso, e destacou a importância do engajamento nacional no combate à insegurança alimentar no país. "É na luta que a gente se fortalece. Quem sabe a importância desse projeto são as mulheres, mães solo, que abrem a geladeira de casa e não encontram nada para alimentar seus filhos. Essa medalha precisa ser colocada no peito das nossas cozinheiras solidárias de todos os estados do Brasil, que tem ajudado a diminuir a insegurança alimentar nesse país", disse durante discurso.
A beneficiária do Comida no Prato, Maria da Conceição Ribeiro, 44, lavradora, contou sua experiência. "Sou mãe solo e tenho dois filhos, um de 13 anos e outro de nove. O projeto chegou em um momento em que eu estava muito necessitada. Foi a minha salvação. Eu estava com aluguel, contas de luz e de água atrasados, desempregada e o meu benefício familiar estava bloqueado. Pedi tanto a Deus que me ajudasse e o projeto apareceu", disse emocionada.
De acordo com o coordenador do Bahia Sem Fome, programa que é referência na redução da situação de insegurança alimentar no estado, Tiago Pereira, "o Mus-E Brasil foi selecionado através de um edital público do Comida no Prato para ofertar alimentação em bairros mais estratégicos de Salvador, que tem uma predominância de famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Salvador, há mais de 31 cozinhas comunitárias, gerenciadas por 14 organizações sociais, responsáveis pela distribuição de mais de 6,5 mil refeições por dia. Estão inseridos no público beneficiário, pessoa em situação de rua, mulheres negras, mães solo, crianças e adolescentes. Tudo isso é fruto da política pública do Bahia Sem Fome", explicou.
Iracema Percione de Assis, 37 anos, é auxiliar de serviços gerais e mora na Boca do Rio. Ela soube por um amigo, que o projeto poderia ajudá-la. "[O Comida no Prato] Está me beneficiando bastante. Tenho feijão, arroz, salada, carne, frango garantidos todos os dias. O pessoal aqui nos atende muito bem", afirmou.
Participaram do encontro, as ministras da Cultura, Margareth Menezes; e da Igualdade Racial, Anielle Franco; e as secretárias estaduais de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore; de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães; e da Saúde, Roberta Santana.
Sobre o MUS-E Brasil
Com várias sedes espalhadas pelo mundo, o MUS- E foi implantado no Brasil no ano 2000, adquirindo personalidade jurídica no dia 2 de agosto de 2003, na cidade de Salvador. Tem como objetivo atuar como elemento transformador na vida de crianças carentes e desenvolver atividades complementares em sua sede e nas escolas, além de combater o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa.
Presidente nacional e coordenador geral das atividades, Jailson Santos explicou a importância da parceria com o Governo do Estado. "É através desse programa, desse convênio, que conseguimos levar alimentação de qualidade, comida no prato para quem mais precisa, além de dignidade e desenvolvimento humano".
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Ultimas notícias
EUA devem incluir Dilma e Padilha entre punidos pelo Mais Médicos’
15/08/2025 11:00Bruno Reis participa do Bahia Export 2025 e reforça Salvador como polo estratégico de logística
15/08/2025 10:30Silas Malafaia será investigado pela PF junto de Bolsonaro em suposta trama golpista
15/08/2025 10:00Prefeitura entrega novo centro de educação infantil no Arenoso com o dobro de vagas em tempo integral
15/08/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos