02 de Agosto de 2025

Iniciativa da Prefeitura, programa 'Mulheres no Volante' contrata novas profissionais para o transporte público de Salvador

Cinco novas profissionais foram contratadas para o sistema de transporte público de Salvador pelo programa "Mulheres no Volante", iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ), em parceria com as concessionárias de transporte.

As novas contratações foram anunciadas nesta sexta-feira (25), data em que se celebra o Dia do Rodoviário e do Motorista. Dessas novas contratações, uma atuará como motorista no BRT Salvador, enquanto quatro passam a integrar o sistema convencional, sendo três motoristas e uma manobrista. A iniciativa visa promover a equidade de gênero no setor de transporte, incentivando a inclusão de mulheres tanto na condução de veículos quanto em outras áreas operacionais e administrativas do sistema.

A Semob é parceira ativa do programa, atuando diretamente no incentivo às empresas operadoras do transporte público municipal para que ampliem a contratação de mulheres e adotem práticas que promovam a diversidade em seus quadros de pessoal.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destaca que o compromisso da pasta vai além da operação do transporte. "Nosso objetivo é buscar cada vez mais a equidade de gênero nos sistemas de transporte do município. Temos acompanhado o dia a dia e vemos que o sucesso desse movimento está no ambiente acolhedor que tem atraído cada vez mais profissionais", disse.

Nova motorista do BRT, Andréia Peneluc celebra a conquista com entusiasmo e orgulho. "Hoje, para mim, estar aqui é uma representatividade de uma categoria toda. Eu amo dirigir, estou aqui fazendo o que eu gosto, que eu amo. E que mais mulheres venham, se firmem aqui e ocupem os seus espaços", declarou.

Tarsila Farias, recém-contratada para o sistema convencional pela empresa Plataforma, reforça o papel de inspiração que a oportunidade representa. "É um privilégio, um prazer imenso poder estar dando essa oportunidade também para outras mulheres. A gente às vezes tem medo de arriscar, mas estar aqui realizando um sonho e incentivando outras mulheres a entrar no mercado de trabalho é muito gratificante", enfatizou.

Já para Damiana Rosa, também motorista da Plataforma, o momento é de quebra de estigmas. "Nós viemos para quebrar um paradigma de que mulher não pode dirigir. Estamos mostrando o contrário: que somos competentes, capazes e podemos estar onde quisermos, desenvolvendo qualquer tipo de trabalho", afirmou.

 

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos