EUA ordenam revogação dos vistos de Alexandre de Moraes, familiares e aliados
Em mais um episódio que agrava a tensão diplomática entre Estados Unidos e Brasil, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18/7) a revogação imediata dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus familiares e de aliados. A decisão, segundo Rubio, foi tomada em resposta à atuação do magistrado em processos que, na avaliação do governo Trump, configuram censura e perseguição política.
“Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, escreveu Rubio em publicação nas redes sociais.
“O presidente [Donald Trump] deixou claro que sua administração responsabilizará estrangeiros que sejam responsáveis por censurar a liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil para atingir americanos”, escreveu Rubio.
Logo após o anúncio, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou no X, agradecendo a decisão do governo Trump.
“Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também – ou quem sabe até perderão seus vistos. Eis o CUSTO MORAES para quem sustenta o regime. De garantido só posso falar uma coisa: tem muito mais por vir!”, disse.
A sanção ocorre no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes impôs novas medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de contato com investigados — entre eles seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — e recolhimento domiciliar noturno.
Rubio afirmou ainda que os processos conduzidos pelo STF contra Bolsonaro representam uma “caça às bruxas”, termo já utilizado anteriormente por Trump para criticar o Judiciário brasileiro e justificar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos exportados do Brasil aos EUA.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução
Ultimas notícias
Portos e aeroportos terão de expor materiais informativos sobre mpox
03/08/2025 11:00‘Força da direita nas ruas ajuda a frear perseguições contra Bolsonaro’, diz Diego Castro
03/08/2025 10:30Manifestação em apoio a Jair Bolsonaro reúne apoiadores no Farol da Barra, em Salvador
03/08/2025 10:00Governo resiste em abandonar discurso anti-Trump e pode dificultar diálogo com os EUA
03/08/2025 09:30Em volta de Juba à Ilha do Retiro, Sport e Bahia empatam sem gols
03/08/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos