Eduardo Bolsonaro diz que só Moraes pode reverter tarifa de Trump
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quinta-feira (10) que a única forma de reverter a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros seria por meio de uma iniciativa direta do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A declaração foi feita em entrevista à revista Oeste, na qual o parlamentar atribuiu ao magistrado a principal responsabilidade pelo agravamento das relações entre os dois países.
“Cabe ao Alexandre de Moraes consertar tudo isso, ele tem o poder da caneta. Ele [Trump] começa a carta falando ‘Bolsonaro e seus aliados’, a gente pode começar fazendo uma verdadeira anistia ampla, tá aí uma oportunidade para começar uma mesa de diálogo”, disse Eduardo, que atualmente vive nos Estados Unidos.
Momento de tensão
A fala ocorre dois dias após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a adoção da tarifa como resposta ao que classificou como “relações comerciais injustas” com o Brasil e “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) menciona diretamente o julgamento de Bolsonaro no STF e decisões da Corte contra plataformas digitais norte-americanas.
Para Eduardo, embora a política externa de Lula — com aproximações ao Irã e declarações durante reuniões do Brics — tenha contribuído para a deterioração da relação com os EUA, o foco principal das críticas norte-americanas recai sobre Alexandre de Moraes.
“Se formos analisar a carta do Trump para Lula, os problemas ali são quase todos relativos ao Alexandre de Moraes”, afirmou.
Redes sociais como ponto de atrito
O deputado também citou decisões recentes do Supremo relacionadas à regulação de redes sociais, que, segundo ele, foram mal recebidas por autoridades norte-americanas.
“Eles estavam comprando briga com os americanos e mandando recado”, disse, em referência às determinações de Moraes para remoção de conteúdos e suspensão de contas em plataformas como X (antigo Twitter) e Rumble, esta última envolvida em um processo judicial contra o ministro nos EUA.
Publicações na internet
Mais cedo, Eduardo Bolsonaro já havia comentado sobre o tema em sua conta no X/Twitter. Ele descartou que o ex-presidente Jair Bolsonaro possa atuar para reverter a tarifa anunciada por Trump.
“Bolsonaro não pode resolver a tarifa-Moraes. Botar pressão nele ajudará absolutamente 0% na solução do imbróglio”, escreveu.
Tarifaço já no próximo mês
A tarifa de 50% imposta por Trump entrará em vigor em 1º de agosto e deve atingir setores-chave da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria do aço.
O governo brasileiro sinalizou que poderá responder com base na Lei de Reciprocidade Econômica, mas ainda não apresentou uma medida concreta.
Informações do Conexão Política / Foto: Reprodução/Revista Oeste
Ultimas notícias
Servidores endossam proposta da Fetrab: "O Estado precisa aumentar sua contribuição ao Planserv para 5%!"
16/07/2025 16:19Tarifaço de Trump: perfis com comportamento de 'robôs' turbinam reação da esquerda no X
16/07/2025 15:24Procuradoria Especial da Mulher da Alba participa da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Cachoeira
16/07/2025 10:48Prefeitura de Ibirapitanga autoriza construção de nova UBS em Itamarati com investimento de R$ 1,7 milhão
16/07/2025 09:00Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment de Lula por crise diplomática com os EUA
16/07/2025 08:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos