02 de Agosto de 2025

Cinco escolas são arrombadas em Salvador em sete meses; última teve 60 tablets e 8 computadores levados

Cinco escolas municipais foram arrombadas, em Salvador, nos últimos sete meses, segundo dados divulgados com exclusividade ao g1 pela Secretaria de Educação da cidade (Smed). O número corresponde à metade dos casos ocorridos em todo o ano passado: 10.

Conforme a pasta, os crimes aconteceram em diversos pontos da cidade, como nos bairros de Pirajá, Cajazeiras, Plataforma, Vale dos Lagos, Cassange, Sussuarana e Boca do Rio.

Na invasão mais recente, 60 tablets, 8 computadores, 2 CPUs, 2 retroprojetores, 2 data shows, 1 celular e 5 lâmpadas foram levados pelos suspeitos. O painel de monitoramento, com as imagens das câmeras de segurança, também foi levado.

O crime aconteceu na Escola Municipal Francisco Leite, no bairro de Águas Claras. A 13ª Delegacia Territorial (DT/Cajazeiras) investiga a ação, mas ninguém foi preso até esta terça-feira (8).

A unidade estava em recesso desde o feriado do São João, em junho, e retomaria as aulas na segunda-feira (7). No entanto, ao chegarem no local, os responsáveis identificaram a ação.

Imagens cedidas ao g1 mostram salas reviradas e armários arrombados. Diante da situação, o retorno das atividades foi suspensa. Nesta terça, também não teve aula.

A unidade tem capacidade para 655 estudantes, que cursam o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em nota, a Smed informou que vai fazer os reparos dos portões que foram danificados. O valor do prejuízo, no entanto, não foi divulgado.

Escola invadida na Boca do Rio

No último mês, dois homens foram presos depois de invadir o Instituto Municipal de Educação Professor José de Arapiraca, no bairro da Boca do Rio.

Segundo a Polícia Civil (PC), a dupla é suspeita de tentar furtar 8 aparelhos de ar-condicionado e fiação elétrica, além de danificar a instalação hidráulica da instituição.

O crime aconteceu no dia 24 de junho. Os homens foram surpreendidos por policiais militares, acionados testemunhas. Após a prisão, eles foram levados para o sistema prisional, onde seguem à disposição da Justiça.

Em nota, a Smed informou que a equipe de manutenção da smed também fará os reparos na unidade.

 

Informações do G1 / Foto: Arquivo Pessoal

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos