Escola de Dança da Funceb oferece aulas de forró no período junino
Interessados em aprender a dançar forró para curtir os festejos juninos têm a oportunidade de fazer *aulas de dança de salão – modalidade forró na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)*, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). As inscrições estão abertas e integram os Cursos Livres 2025.
As atividades são realizadas no Prédio Anexo do Centro de Formação em Artes (CFA), no Pelourinho, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, abertas a pessoas a partir de 15 anos, com ou sem experiência em dança. O investimento é de R$ 100,00 mensais ou R$ 40,00 por aula avulsa, com pagamento direto ao professor ou professora responsável no dia da aula.
“As danças de salão partem do princípio de serem dançadas em dupla. Os alunos irão aprender os passos básicos do forró, com as estruturas iniciais como o dois pra lá, dois pra cá, depois farão os passos mais elaborados. O aprimoramento de como conectar e sentir o abraço, percebendo o diálogo com o outro, além de poder conhecer seu próprio corpo e de que forma interferem na dança também serão ensinados”, explicou a professora de dança, Jocélia Freire.
Sobre os professores
Jocélia Freire
Doutora em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2025; mestra em dança pelo Prodan/UFBA; especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer Escolar pela FSBA e Licenciada em Dança e Educação Física pela UFBA. Professora de Dança do Ensino Médio no Colégio Módulo (Salvador, BA); e professora efetiva de Artes no Ensino Fundamental II, no município de Nazaré das Farinhas (BA) e Salvador (BA).
Atua em diversos espaços como professora de Dança de Salão em Salvador (BA). Realiza estudos acerca das Danças a Dois, com o grupo Dois em Um. Participou do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança (UFBA). Integrante do Grupo Gira- Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, Repertórios Afrobrasileiros e Populares (UFBA). Tutora da Licenciatura em dança EAD/UFBA.
Alisson George
Mestre em Dança (PRODAN/UFBA); licenciado em Dança (UFBA), Letras/Libras (Unifatecie) e Técnico Profissional em Dança (Funceb). Atua como intérprete de libras, dançarino e professor com pesquisas no mundo das danças a dois através do Grupo Dois em Um e do Coletivo Casa 4, que atuam artisticamente com abordagens contemporâneas dentro da dança de salão.
Possui trabalhos coreográficos, espetáculos com circulação local e nacional, além de oficinas e palestras sobre novas perspectivas das danças de salão. Integrante do Grupo de Pesquisa PORRA - Modos de (Re)conhecer(se) em Dança, que tem como objetivo desenvolver pesquisas artísticas e educativas em Dança com ênfase em abordagens sobre gênero e sexualidade.
Fotos: Jooow Films
Ultimas notícias
Operação retira cerca de 15 mil veículos inservíveis e sucatas das ruas de Salvador em quase 12 anos
14/08/2025 16:02Prefeito Bruno Reis celebra sucesso da Festa de Santa Dulce dos Pobres: “Atrai devotos de diversas cidades do Brasil”
14/08/2025 12:00"Imagem de prisão de empresário sem algemas reacende debate sobre desigualdade no tratamento policial no país", diz Suíca
14/08/2025 11:00Bruno Reis destaca protagonismo do setor imobiliário na geração de empregos em Salvador durante celebração dos 50 anos da Ademi-BA
14/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos