Bruno critica mudanças em zoo e nega interesse em gestão: 'Se a Prefeitura for assumir todas incompetências do governo, não terá recursos'
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) criticou nesta terça-feira (3) a decisão do governo Jerônimo Rodrigues (PT) de transformar o Zoológico de Salvador em um parque exclusivamente dedicado à fauna brasileira, com foco na educação socioambiental. Para o gestor municipal, o modelo tradicional deveria ser mantido.
“Zoológico é zoológico. Parque de educação socioambiental é parque de educação socioambiental. Se eu fizer uma enquete com as crianças, tenho certeza que a grande maioria vai preferir o formato anterior”, afirmou Bruno, ao ressaltar que, na sua opinião, o espaço deveria manter bichos selvagens, como leões, girafas e elefantes.
O prefeito sugeriu ainda que o governo estadual utilize outros equipamentos públicos para a implantação de parques socioeducativos. “Poderia pegar parques que estão abandonados pelo Estado, como o Parque Metropolitano de Pituaçu ou o Parque do Abaeté, e aí transformá-los em parques socioeducativos, que são importantes. Eu defendo que tenha, nós temos os nossos”, disse, ao citar exemplos administrados pela Prefeitura, como o Jardim Botânico e o Parque da Cidade.
Bruno Reis reforçou que sua gestão também atua na implantação de novos espaços com tal perfil, a exemplo do parque socioambiental em Canabrava, ou nos bairros de Mata Escura e Jardim Pitanga. “Mas zoológico é zoológico e parque socioambiental é parque socioambiental”, insistiu.
Questionado sobre a possibilidade de a Prefeitura assumir a gestão do Zoológico ou de criar um novo, o prefeito foi enfático ao rejeitar a ideia. “Se a Prefeitura for assumir todas as incompetências do governo, nós não teremos recursos para isso. Já estou assumindo na área de saneamento, de abastecimento de água, agora estamos indo para a segurança. Existem áreas que, infelizmente, são responsabilidade e atribuição do Estado, e cabe ao Estado dar a solução”, concluiu.
O Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina e administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), passou recentemente por uma reformulação para abrigar apenas animais da fauna brasileira, com foco na conservação, pesquisa e educação ambiental.
Informações do Blog do Vila / Foto: Valter Pontes / Secom PMS
Ultimas notícias
Fiscalização do SindilimpBA revela irregularidades graves em cooperativa que atua na limpeza urbana de Itiúba
07/08/2025 17:00Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07/08/2025 16:00Marcelinho parabeniza Haras Porteira Azul por conquistar título de Melhor Criador Expositor Nacional
07/08/2025 15:18Conselheiro de Trump ridiculariza Lula: ‘cérebro de banana amassada’
07/08/2025 14:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos