Ricardo Almeida cobra investigação após invasão na Câmara de Salvador e leva denúncia à Assembleia com vereadores
O clima de tensão que tomou conta da Câmara Municipal de Salvador na última quarta-feira, 22 de maio, reverberou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta terça-feira (27). O vereador Ricardo Almeida (DC), 2º secretário da CMS, esteve na AL-BA para pedir providências e apuração rigorosa dos responsáveis e líderes da invasão que interrompeu uma sessão plenária na Câmara.
A confusão começou quando um grupo de sindicalistas e militantes políticos invadiu o plenário em meio à votação. A manifestação ganhou contornos de violência. Houve registros de agressões físicas e verbais a vereadores e servidores, depredação do patrimônio público, cadeiras quebradas e portas arrombadas.
“A preocupação nossa com o que aconteceu no dia 22 de maio é que isso não seja um precedente para uma escalada de violência e interferência nos poderes constituídos. A manifestação na democracia é livre e deve ser respeitada desde que ela não contenha violência extrema, nem violência verbal ou física, como ficou claro naquela invasão na Câmara Municipal”, afirmou o vereador.
Almeida pediu que a presidência da Assembleia identifique parlamentares estaduais que, segundo ele, estariam presentes no ato não apenas como observadores, mas “insuflando aquela multidão contra a Câmara Municipal e, portanto, contra a democracia e o Estado Democrático de Direito”.
O vereador classificou o episódio como “um golpe contra a democracia” e reforçou que sua ida à Assembleia teve como objetivo garantir que atos semelhantes não se repitam. “Vimos servidores e servidoras agredidos, policiais militares agredidos, vereadores e vereadoras agredidos, a casa depredada e a democracia golpeada”, declarou.
Ultimas notícias
Prefeitura inaugura 77º campo de grama sintética em Salvador, desta vez na Estrada das Barreiras
15/06/2025 12:15Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões
15/06/2025 11:00Com quase de 9,5 mil doses aplicadas, Dia D de Vacinação em Salvador fortalece proteção contra gripe e Covid-19
15/06/2025 10:00Governador autoriza nova sede de escola em tempo integral e entrega unidade integrada de segurança em Itamari
15/06/2025 08:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos