Ireuda Silva faz apelo por mais proteção às crianças e adolescentes durante o Maio Laranja
A presidente da Comissão de Defesa dos Diritos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), chamou a atenção para os alarmantes índices de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, na Bahia. A fala foi realizada em alusão ao Maio Laranja, mês de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de menores.
Ireuda destacou que, em 2023, o Brasil registrou mais de 83 mil casos de estupro, sendo 76% contra vulneráveis — ou seja, vítimas sem capacidade de consentir ou resistir à violência. "Estamos falando de sete estupros de crianças e adolescentes por hora. Uma realidade brutal e inadmissível", declarou a vereadora.
Na Bahia, o cenário também é grave. Dados do Ministério dos Direitos Humanos revelam que, somente em 2024, já foram registradas 13.740 denúncias de violações contra vítimas infantojuvenis no estado. Até o dia 5 de maio deste ano, o Disque 100 já havia recebido 568 denúncias de estupro de vulnerável na Bahia, colocando o estado entre os cinco com maior número de casos no país.
"Não podemos aceitar essa realidade como algo normalizado. Isso é inaceitável! Cada número representa uma infância destruída, um trauma profundo, uma vida marcada pela dor e pela violação de direitos fundamentais", afirmou Ireuda.
O Maio Laranja é uma iniciativa nacional que visa mobilizar a sociedade em torno da prevenção e do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha inclui ações educativas, rodas de conversa, debates e divulgação de canais de denúncia como o Disque 100.
Ultimas notícias
Rosemberg solicita à Alba formalização de convite a Alexandre de Moraes para entrega da Comenda 2 de Julho
07/08/2025 21:37Fiscalização do SindilimpBA revela irregularidades graves em cooperativa que atua na limpeza urbana de Itiúba
07/08/2025 17:00Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07/08/2025 16:00Marcelinho parabeniza Haras Porteira Azul por conquistar título de Melhor Criador Expositor Nacional
07/08/2025 15:18Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos