Rui Costa vê 'fogo amigo' em caso Janja e critica 'traíras' no governo
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, atribuiu a aliados do próprio governo o vazamento da fala da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante encontro com o presidente da China, Xi Jinping. Segundo apurou a Coluna do Estadão, Rui reclamou de “fogo amigo” e disse que o problema não são apenas os bolsonaristas, mas também “traíras” na gestão Lula.
A suspeita de que Rui teria sido o responsável pelo vazamento gerou um clima de desconfiança durante a viagem presidencial à China. Janja teria causado desconforto ao pedir a palavra para comentar sobre o TikTok com Xi Jinping — rede social que, segundo ela, estaria sendo usada pela extrema-direita no Brasil.
O presidente Lula se irritou com a repercussão e afirmou que foi ele quem trouxe o tema à tona. “Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa de um jantar muito confidencial e pessoal”, disse, citando a presença de poucos convidados no encontro, incluindo ministros e parlamentares.
Nos bastidores, integrantes da comitiva relataram à Coluna do Estadão que há tentativa de enfraquecer Rui junto a Lula e Janja. O ministro, que já protagonizou embates com nomes como Fernando Haddad, Ricardo Lewandowski e Marina Silva, volta a ser alvo de disputa interna no governo. Procurado, Rui Costa não quis se manifestar.
Com informações do Estadão / Foto: GOVBA
Ultimas notícias
Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública
15/05/2025 20:00Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
15/05/2025 17:15Presidente Ivana Bastos recebe projeto de LDO 2026, que projeta R$ 72 bilhões em receita e crescimento de 3% no PIB
15/05/2025 16:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos