14 de Maio de 2025

Suspeita de vazamento sobre conversa com Xi Jinping recai sobre Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, é apontado como principal suspeito de ter vazado à imprensa uma conversa reservada entre o presidente Lula (PT), a primeira-dama Janja e o presidente da China, Xi Jinping. A informação foi revelada por integrantes da comitiva presidencial à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

O vazamento causou forte mal-estar no governo. Segundo o G1, Janja teria causado constrangimento ao intervir para criticar o TikTok, o que teria irritado até a primeira-dama chinesa. Lula reagiu publicamente com indignação, afirmando que a versão divulgada foi distorcida e injusta com sua esposa.

O presidente esclareceu que foi ele quem puxou o tema com Xi Jinping, e que Janja apenas pediu a palavra para complementar, destacando os efeitos da rede no Brasil, sobretudo contra mulheres e crianças. “Ela não é cidadã de segunda classe”, afirmou Lula.

Ainda de acordo com a coluna, Rui Costa tem histórico de atritos com a primeira-dama. Em episódios anteriores, sua pasta teria tentado barrar decisões dela, como a compra de móveis para o Palácio da Alvorada, que acabou vazando à imprensa em tom depreciativo.

Para membros da comitiva que estiveram no jantar com Xi Jinping, Rui Costa seria o único com perfil e disposição para desqualificar Janja de forma reservada. Apesar disso, ele é considerado por Lula como o ministro mais importante de seu governo.

As assessorias de Lula, Janja e Rui Costa foram procuradas, mas não se manifestaram até a publicação da nota.


Foto: Divulgação 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos