Chaminé é instalada na Capela Sistina para o conclave que vai eleger novo papa
Os bombeiros instalaram, nesta sexta-feira, a chaminé no telhado da Capela Sistina do Vaticano para o conclave, que começará no próximo dia 7, para eleger o novo papa e por onde sairá a fumaça preta ou branca que anunciará o resultado das votações dos cardeais. A previsão é de que alguns testes sejam realizados ainda hoje para verificar se a chaminé está funcionando.
A Capela Sistina, que normalmente é a última parte da visita dos turistas aos Museus Vaticanos, fechou ao público na última segunda-feira para os preparativos do conclave em que 133 cardeais com menos de 80 anos, diante do imponente Juízo Final de Michelangelo, votarão em seus candidatos para suceder Francisco. No total, há 135 cardeais com direito a voto, mas dois deles já afirmaram que não irão a Roma por questões médicas.
Para isso, é preciso preparar a capela, arrumando mesas e bancos para os debates dos cardeais e instalando a lareira com a qual eles anunciam ao mundo os resultados da votação, queimando as cédulas. A fumaça preta indicará ao mundo que não houve acordo, enquanto a fumaça branca, criada pela adição de uma substância química, anunciará que um novo papa foi eleito com dois terços do total de eleitores, que por enquanto corresponde a 89 votos.
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Reprodução
Ultimas notícias
PT, PSB e PSOL pedem suspensão de deputados de direita por ocupação da Mesa Diretora
08/08/2025 08:30Operação Ceres: Justiça recebe denúncia do MPBA contra grupo acusado de fraudar licenças ambientais no Inema
08/08/2025 08:00Rosemberg solicita à Alba formalização de convite a Alexandre de Moraes para entrega da Comenda 2 de Julho
07/08/2025 21:37Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos