28 de Abril de 2025

Ex-conselheira avisou Lupi sobre fraudes no INSS e ‘ele nada fez’

A ex-conselheira do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), a advogada Tônia Galleti, afirmou que avisou ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sobre a fraude no INSS que movimentou pelo menos R$6 bilhões.

De acordo com o narrado pela advogada, o aviso ocorreu na presença de assessores do ministro, logo após a posse de Lupi, em janeiro de 2023. O ministro até teria prometido investigar o caso, mas nada foi feito, conta.

“Não levaram para o conselho, não debateram o tema, não criaram, por exemplo, um grupo de trabalho com mais pessoas envolvidas. Acabou ficando uma situação bastante constrangedora porque parece que ninguém sabia e não é verdade. Todo mundo estava vendo o problema”, disse a ex-conselheira ao jornal O Globo, que divulgou as informações.

O CNPS é presidido por Lupi. O pedido de Galleti para inserir o tema nas reuniões do conselho acabou ignorado sob justificativa de que a pauta para a reunião estava fechada.

Ao jornal, Lupi disse que também foi avisado por outras pessoas sobre o assunto, mas que era preciso ter “fatos concretos para serem investigados”. O ministro também rechaça suposta omissão e diz que tomou medidas como a instrução normativa que mudou regras para o convênio com descontos e demitiu o diretor de Benefícios André Fidelis.


Informações do Diário do Poder / Foto: Ricardo Stuckert/PR

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos