28 de Abril de 2025

Desaprovação de Lula vai a 54% com alto pessimismo com os rumos da economia

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 54% dos entrevistados pelo Ipespe em uma nova pesquisa de avaliação divulgada nesta quinta (27). Por outro lado, 41% aprovam a gestão do petista e 5% não souberam responder.

Segundo o levantamento, a condução da economia por Lula também é desaprovada por 58% dos entrevistados, que a classificaram como no “caminho errado”, enquanto que 35% veem no “caminho certo” e 6% não souberam responder.

O Ipespe ouviu 2,5 mil pessoas entre os dias 20 a 25 de março em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95,45%.

O Ipespe apontou que a maior desaprovação a Lula ocorre principalmente entre os homens (59%), entre 45 e 59 anos (58%), com ensino médio (58%), com renda familiar acima dos cinco salários mínimos (60) e principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste:

  • Sul: 62%;
  • Centro-Oeste: 61%;
  • Sudeste: 56%;
  • Norte: 55%;
  • Nordeste: 45%.

Já em relação à condução da economia, são os brasileiros com ensino superior (66%) os mais pessimistas, além daqueles com renda familiar de até dois salários mínimos (62%). Isso mostra que as pessoas com menor poder aquisitivo se mostram as mais preocupadas com os rumos econômicos, por serem as mais sensíveis aos impactos da inflação e da restrição de crédito.

Nesta quinta (27), o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que o país vive uma situação “incômoda” de ter uma inflação alta com juros elevados por mais tempo.

“O Banco Central tem consciência de que este é um momento mais incômodo de indicadores econômicos que você vai estar com uma taxa de juros caminhando para um patamar elevado de contração e, ainda, com uma inflação acima da meta e que esperamos”, pontuou.

A taxa básica de juros está em 14,25% com previsão de uma nova elevação ainda neste ano. O objetivo do Banco Central é reduzir o fôlego da economia para baixar a inflação, que deve terminar o ano novamente acima do topo da meta, em 5,65%, segundo o Relatório Focus desta semana.

Por outro lado, o governo tenta estimular ainda mais o consumo para melhorar a popularidade do presidente Lula, que vem despencando nas pesquisas desde o começo do ano. Uma das medidas mais recentes foi a liberação do empréstimo consignado aos trabalhadores CLT e os Microempreendedores Individuais (MEI), com a expectativa de injetar R$ 100 bilhões na economia em três meses.

 

Informações da Gazeta do Povo / Foto: Reprodução/Canal Gov

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos