28 de Abril de 2025

Janja é desaprovada por metade dos eleitores que a conhecem, diz pesquisa

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, é conhecida por 83% dos eleitores, que dizem conhecê-la bem (37%) ou de ouvir falar (46%). Desse total, a metade (50%) desaprova a sua participação no governo Lula. Os números são de uma pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (21).

A pesquisa também mostra que a atuação de Janja no governo Lula é aprovada por 29% dos eleitores que dizem conhecer a primeira-dama. 21% dos entrevistados não souberam responder.

A primeira-dama é mais desaprovada nas regiões Norte (57%) e Nordeste (53%). O percentual de homens e mulheres que desaprovam a atuação de Janja no governo é praticamente o mesmo, respectivamente, 51% e 50%.

Em relação à idade e renda, Janja é mais desaprovada pelos que têm mais de 60 anos (53%) e pelos que têm renda de 2 a 5 salários mínimos (53%).

A pesquisa foi realizada de 15 a 17 de março de 2025 por ligação telefônica. Foram ouvidas 2.500 pessoas com idade a partir dos 16 anos em 198 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Os números revelam um crescimento na desaprovação de Janja se comparados com levantamentos feitos no ano passado. Em maio e outubro de 2024, o percentual dos que desaprovavam a participação de Janja no governo era de 47%, dentro do universo dos eleitores que dizem conhecê-la.

Janja é desaprovada por maioria dos eleitores de Lula

Ao cruzar a pesquisa com os dados dos votos no 2º turno de 2022, os pesquisadores descobriram que a atuação de Janja no governo é desaprovada por 55% dos eleitores de Lula e por 45% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já a aprovação é praticamente a mesma nos dois grupos: 29% entre os eleitores de Lula e 30% entre os bolsonaristas.

Apesar de não ter cargo oficial no governo, Janja tem se destacado por conta dos gastos com agendas dentro e fora do país. A primeira-dama já esteve nas Olimpíadas, no Qatar, na Assembleia Geral da ONU e, no momento, está acompanhando a equipe que prepara a agenda do presidente Lula (PT) no Japão. O presidente chegará ao país asiático somente na segunda-feira (24).

A próxima viagem de Janja, logo após o giro pela Ásia, será para Paris, na França. É que o presidente Lula designou a primeira-dama como representante do governo para participar da Cúpula Nutrição para o Crescimento N4G, de 26 a 30 de março.



Informações da Gazeta do Povo / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos