Tiago Correia pede atuação imediata do MPF, MP-BA e Governo da Bahia contra invasões de terra no extremo sul do estado
Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente do PSDB no estado, o deputado Tiago Correia enviou ofícios ao Ministério Público Federal (MPF), ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) solicitando atuação imediata contra a escalada das invasões de terra no extremo sul da Bahia. De acordo com produtores rurais, já são 81 propriedades invadidas.
“A anormalidade da situação é evidente e impõe a rápida atuação das forças de segurança e demais órgãos do sistema de Justiça, no momento em que diversas propriedades agrícolas estão sendo monitoradas e invadidas, inclusive propriedades fruto de assentamentos agrários”, alerta Correia.
Segundo relatos de produtores, os ataques são organizados por grupos fortemente armados que têm usado indígenas como escudo no momento das invasões, muitas vezes se passando por um dos seus.
“As referidas invasões tem causado verdadeiros conflitos fundiários, similares aos mais tristes episódios de faroeste, com casos de extrema violência, física e psicológica, contando diversas vítimas, entre mortos e feridos - como foi o caso da morte de um indígena na última segunda-feira (10/03)”, narra o ofício enviado pelo líder da oposição.
Tiago Correia ressalta que a Polícia Militar tem feito “um esforço hercúleo” para impedir a continuidade das invasões, mas o efetivo disponibilizado pelo Governo do Estado não tem sido suficiente.
Ele afirma que os criminosos estão usando indígenas como escudo para invadir propriedades produtivas, principalmente as que têm produção armazenada de café. “Eles entram, roubam a produção, o maquinário e até o café que ainda está no pé para ser colhido. Depois de expropriar a fazenda, os criminosos deixam lá duas, três famílias indígenas e já partem para saquear uma nova fazenda. É um movimento criminoso que precisa de uma atitude imediata do Governo do Estado e do Governo Federal, até por envolver indígenas”, reforçou Tiago Correia.
Foto: Sandra Travassos/ALBA
Ultimas notícias
Governadores criticam ‘marcha da insensatez’ de Lula contra os EUA
08/08/2025 15:00SindilimpBA derruba tentativa de contratação irregular por cooperativas em serviços terceirizados em Barro Preto
08/08/2025 14:12Ampliação da malha aérea e promoção do destino Bahia fazem aumentar o número de turistas estrangeiros no estado
08/08/2025 14:00Prefeitura vai inaugurar 'Sala Agosto Lilás' em shopping de Salvador para acolher mulheres vítimas de violência
08/08/2025 12:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos