28 de Abril de 2025

UGT-BA e centrais sindicais protestam contra juros altos em Salvador

A União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA) participou, na manhã desta terça-feira (18), de uma mobilização nacional contra as altas taxas de juros e pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. O ato, realizado na praça da Piedade, no Centro de Salvador, reuniu dezenas de sindicatos filiados à UGT-BA, além de outras centrais sindicais do Estado. A manifestação ocorreu simultaneamente em diversas cidades do país.

Os atos acontecem no primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC sobre a taxa básica de juros, a Selic. A tendência é que a taxa aumente em 1%, decisão apontada na ata da reunião anterior.

“Nossa manifestação é em defesa da população brasileira, que sofre com taxas de juros exorbitantes. É fundamental que tenhamos uma taxa justa, permitindo que as pessoas consigam honrar seus compromissos e, assim, melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o presidente da UGT-BA, Marcelo Carvalho. Ele ressaltou ainda: “O que queremos é emprego, renda, dignidade, comida no prato e que nosso povo tenha acesso aos bens de consumo sem ser explorado pelo capital”.

Hoje, a taxa Selic está em 13,25% ao ano. Nesta quarta-feira (19), o Copom deve elevar para 14,25%. Até o final do ano, a taxa chegaria a 15% ao ano.

O dirigente também destacou que 2026 será um ano decisivo para os brasileiros, especialmente para a classe trabalhadora. “No próximo ano, teremos a oportunidade de escolher quem serão os deputados federais e senadores que representarão nossos interesses em Brasília. São eles que elaboram as leis e influenciam diretamente a política econômica, incluindo a definição das taxas de juros. Por isso, é fundamental elegermos dois senadores comprometidos com o movimento sindical baiano”, afirmou Marcelo Carvalho.

O ato também contou com a presença da presidente da CTB-BA (Central dos Trabalhadores do Brasil), Rosa Souza, da presidente da CUT-BA (Central Única dos Trabalhadores), Leninha Cavalcanti, e de aproximadamente 500 trabalhadores.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos