28 de Abril de 2025

Acordo entre APLB-Sindicato e Governo da Bahia segue para a Alba sem consulta à categoria, destaca ACEB

A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) destaca que o acordo firmado entre o Governo do Estado e a APLB-Sindicato, assinado na última quarta-feira (12), não foi devidamente consultado pela categoria. Agora, o Projeto de Lei que formaliza o acordo deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) até o final da semana.

A entidade destaca ainda que está toda terça-feira na Alba acompanhando de perto as movimentações sobre o tema e reafirmando a necessidade de um debate mais amplo com os profissionais da educação. No entanto, a proposta foi encaminhada sem que houvesse um verdadeiro espaço de diálogo. "O sindicato realizou assembleias apenas para formalizar que houve um processo, mas, na prática, a categoria não foi ouvida. Isso não traduz democracia nem participação efetiva", criticou a professora Marinalva Nunes, presidente da ACEB.

Outro ponto de alerta é a diferença no tratamento dado pelo sindicato às redes municipais e estadual de ensino. "Estamos vivendo um momento em que a direção da entidade adota uma postura nas campanhas salarias de negociação de pautas da categoria, com distinção nas formulações dos encaminhamentos para a mobilização. Lamentamos essa situação, pois a ciência nos ensina que devemos organizar os trabalhadores em qualquer circunstância. Nessa situação particular, de mais condições de alinhamento político, é que se deve exercer o binômio unidade e luta, para disputar espaço nos orçamentos, consolidar direitos e avançar em outros”, destacou Marinalva Nunes.

A ACEB também ressalta que a condução das negociações desconsiderou deliberações importantes da audiência pública realizada no ano passado proposta pela Comissão de Educação da Alba. "O sindicato e o governo da Bahia ignoraram a necessidade de escutar outras entidades protagonistas da Educação na Bahia. Essa postura enfraquece a luta da categoria e limita a construção de soluções realmente representativas", acrescentou a presidente da ACEB.

A entidade reafirma seu compromisso em continuar pautando e pressionando por reivindicações que representem de fato os interesses dos trabalhadores e da Educação na Bahia. "Dentro da Alba, vamos nos posicionar firmemente em defesa dos aposentados, pela construção do respeito à integralidade da lei 11.738/2008 com construção de carreira e paridade com os aposentados. Não vamos nos calar diante de uma condução que desconsidera a voz da categoria", concluiu Marinalva Nunes.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos