28 de Abril de 2025

Marinho comemora aprovação de projeto que beneficia pais e mães atípicos

O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) utilizou as suas redes sociais para comemorar a aprovação do Projeto de Lei 3124/23, que garante aos pais e mães atípicos atendimento psicossocial prioritário pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O projeto foi votado na Câmara dos Deputados e contou com o voto favorável do parlamentar. 

São considerados pais atípicos aqueles que criam filhos com alguma necessidade especial, seja ela física, emocional, cognitiva, comportamental, incluindo o transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, entre outras. 

Para Marinho, a aprovação do projeto que contou com o seu apoio é um avanço importante no cuidado dos pais atípicos. “Eu tenho dois irmãos com deficiência mental e cresci vendo a luta de minha mãe para cuidar deles, muitas vezes esquecendo de si mesma para poder dar todo o suporte necessário.  A dor de minha mãe, hoje, é a dor de muitas mães que desejam cuidar de seus filhos, mas não possuem o suporte para também cuidarem de si”, relatou.

Sobre a regulamentação do cordão que identifica pessoas autistas, Marinho disse que “a regulamentação é importante porque credibiliza o ato e impõe o respeito necessário  que deveria ser natural”. 

 O projeto agora segue para apreciação no Senado. 


Foto: Douglas Gomes

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos