29 de Abril de 2025

Carnaval de Salvador é oficialmente aberto no Campo Grande com grande show em homenagem aos 40 anos da Axé Music

O Carnaval de Salvador 2025 começou nesta quinta-feira (27) com um show que já entrou para a história. Por volta das 16h, em meio a fogos de artifício e ao som de O Guarani, Carlinhos Brown e o Olodum deram início à apresentação que reuniu 15 artistas para homenagear os 40 anos da Axé Music. Tudo ocorreu em frente à Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande, onde o prefeito Bruno Reis entregou as chaves ao Rei Momo, dando início oficial à folia.

A cerimônia, que contou também com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades, foi conduzida pelo apresentador Dinho Júnior. Logo depois, começaram a soar os primeiros acordes no Trio 40 Anos de Axé, quando a cantora Margareth Menezes se juntou a Brown e ao Olodum para cantar clássicos como Faraó, Requebra e Dandalunda.

Acompanharam a festa alas dos blocos Afro Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e dos afoxés Filhos de Gandhy e Commanche do Pelô. Em seguida, a rainha Daniela Mercury se juntou ao grupo no Trio 40 Anos de Axé para cantar outros hinos do ritmo, como Canto da Cidade e Maimbê. Outros artistas ícones do movimento também se apresentaram, como Gilmelândia, Ricardo Chaves, Felipe Pezzoni, Sergynho Pimenta, Claudia Leitte, Sarajane, Xanddy Harmonia e Márcio Victor.

Carlinhos Brown falou sobre a homenagem: “O que é o Axé Music? É a continuidade do trabalho de Braguinha, de Carmen Miranda e, mais ainda, um esteio exercido pela força de Dodô e Osmar. Que chegou à Bahia com centro elétrico, mas, vamos dizer, com a força das vassourinhas, descobriu que existia uma outra forma de fazer música. E esta forma elegeu-se outros nomes, outros desejos, outros estilos. Estilos esses, que a partir dos anos 80, nós encontramos uma unidade, um coletivo, para dar força a tudo que nós somos. Anos 90 foi de extrema importância, porque foi o tempo em que as mulheres passaram a liderar mais”, disse o músico.

O artista falou que o público poderia esperar uma apresentação histórica, com tantos personagens da Axé Music. “A gente tem um cast importante, de grande representatividade. O fato de você ter Daniela Mercury, Margareth Menezes, Olodum, de todos os afros, traz a importância enorme de Neguinho do Samba para esse movimento como um todo. É um momento de luz e nós estamos muito agradecidos. Acho que é um grande momento, muito obrigado e axé pra todo mundo”, disse.

Retornando ao Carnaval após 18 anos afastado, Sergynho Pimenta, fundador do grupo Pimenta N’Ativa, afirmou que o coração está acelerado. “Eu fui resgatado pela Prefeitura, me dando a oportunidade de estar participando aqui. Eu que participei de 37 anos destes 40 de Axé. Então, para mim, está sendo mágico, simplesmente mágico. Uma maravilha”, afirmou.

Margareth Menezes exaltou a celebração dos 40 anos da Axé Music. "Carnaval maravilhoso, viva a Bahia, viva a Axé Music, viva a essa geração de artistas maravilhosos da terra", disse antes de subir ao Trio 40 Anos de Axé.

O cantor Lazinho, do Olodum, afirmou que este momento é de reconhecimento de um trabalho: "Todos estão de parabéns pela festa. Eu fico muito agradecido pelo reconhecimento do trabalho do Olodum. São 45 anos batendo na mesma tecla de que a cultura salva vidas. A cultura pode lhe representar em qualquer lugar, mesmo você não estando presente. E eu estou muito feliz por ter feito parte dessa festa".

Dono de um dos hits que prometem ser a música do Carnaval, o cantor Márcio Victor também falou sobre a sua emoção de participar da abertura. "O coração está pulando, a boca está seca. É o maior Carnaval do mundo, é o Carnaval mais bonito. Nós somos a Bahia, a escola do Carnaval para o mundo. E a gente vai fazer um Carnaval incrível, com Molen Molen, que é a música do carnaval", afirmou.

O cantor Xanddy Harmonia também celebrou a abertura da folia de Momo. "A expectativa é a melhor de todas, né? Abrir o nosso Carnaval desse jeito tão bonito, homenagear os 40 anos de Axé. Estou feliz da vida de poder estar participando, estou honrado de ter sido convidado e estar fazendo parte junto com esses nomes tão incríveis. Para mim, é um privilégio muito grande estar aqui", disse.

A programação do Circuito Osmar, no Centro, receberá ainda hoje atrações como BaianaSystem e Mudei de Nome, tocando para o folião pipoca. Logo mais, começa a Quinta do Samba, com apresentações dos blocos de samba, com artistas como Xande de Pilares, É O Tchan e muito mais.

Programação - O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 27 de fevereiro a 5 de março. A programação completa pode ser acessada no site http://carnaval.salvador.ba.gov.br/ , @‌salvadormeucarnaval no Instagram.

 

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos