29 de Abril de 2025

Presidente do PV, Ivanilson Gomes é condenado após acusação caluniosa contra Carballal

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) condenou o presidente estadual do Partido Verde (PV), Ivanilson Gomes, ao pagamento de indenização por danos morais ao ex-vereador de Salvador, Henrique Carballal. A decisão foi proferida pela juíza Marcela Moura França Pomponet, que considerou que acusações feitas por Ivanilson contra Carballal ultrapassaram os limites da liberdade de expressão.

Relembre o caso

O embate judicial entre Henrique Carballal e Ivanilson Gomes teve início em agosto de 2024, durante a convenção de lançamento da candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) a prefeito de Salvador. Na ocasião, Carballal, à época coordenador da campanha, foi acusado pelo presidente do PV na Bahia de cometer crime de racismo e violência política de gênero contra a dirigente do PV, Vânia Almeida, após ela, supostamente, ser barrada do palco durante o evento.

As acusações de Ivanilson não ficaram limitadas à convenção. Carballal também foi vítima de difamação em uma nota de repúdio publicada em um perfil no Instagram administrado pelo PV, além de comentários ofensivos nas redes sociais e imprensa.

Sentença

Conforme sentença publicada na manhã desta sexta-feira (14), Ivanilson deverá pagar indenização monetária acrescida de juros a Carballal em razão das acusações caluniosas. Além disso, foi ordenada a remoção de todas as publicações ofensivas das redes sociais e demais meios de comunicação onde as declarações foram feitas.

Segundo a magistrada, não foi apresentada qualquer prova que fundamentasse as graves acusações de racismo e violência política de gênero feitas por Ivanilson Gomes contra Carballal. "É certo que o autor experimentou profundo transtorno e dissabores, em razão da conduta ilícita do Acionado, tendo em vista o teor ofensivo e acusatório das publicações", afirmou a juíza na decisão.

A defesa de Ivanilson alegou que suas declarações estavam dentro do direito à liberdade de expressão. No entanto, a magistrada entendeu que a divulgação de acusações sem provas por meio de veículos de comunicação e redes sociais extrapolou esse direito, configurando dano moral.

Além da indenização e da remoção das publicações, a decisão também impõe a Ivanilson Gomes a obrigação de se abster de novas declarações ofensivas sobre Carballal, seja em meios digitais, impressos ou audiovisuais. O presidente do PV na Bahia também deverá publicar a íntegra da sentença em suas redes sociais.

"Decidi recorrer à Justiça porque os valores que defendo são inegociáveis e não posso tolerar ser injustamente acusado de algo que dediquei minha vida a combater, principalmente sendo um homem branco, que entende a necessidade de, numa sociedade racista, ser, sobretudo, antirracista”, declarou Carballal após a decisão judicial.

“Essa sentença reforça a necessidade de coibir esse tipo de acusação indevida, de utilizar esse tipo de expressão numa tentativa de diminuir o debate político e diminuir as disputas, principalmente quando a motivação real foi única e exclusivamente vaidade", completou o autor do processo.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos